quinta-feira, 7 de junho de 2012

EMAIL CONTESTADOR

 @ “A questão Corredor Ecológico, replantio da mata ciliar, está acontecendo em Lajeado... o replantio e controle das mudas da etapa 1 (Conservas) está na segunda revisão em cada propriedade e em algumas na terceira.
Ocorre replantio tão logo é constatado perda de algumas mudas.

 Está sendo observado, criação de animais , acúmulo de lixo e entulhos,construções em área de recuperação ambiental, esgoto a céu aberto, encaminhamento para canalização pluvial e tomadas as medidas pertinentes.
 A segunda etapa é em Carneiros e está sendo observada a cobertura vegetal, apontamento das espécies arbóreas exóticas para serem retiradas, as condições da cobertura do solo e saneamento básico.
O MP está a frente deste trabalho, junto à Prefeitura Municipal de Lajeado/SEMA e com parceria da UNIVATES que faz o plantio e replantio das espécies indicadas. 
 Estou te escrevendo extra oficialmente e este quesito me pareceu injusto qdo se refere a todos os 13 municípios. Estou (em substituição a outra Bióloga que aqui trabalhava) fiscalizando, por vezes com o DEFAP nos acompanhando, emitindo os Pareceres Técnicos para o Ministério Público.
Como está acontecendo novas leis no Código Florestal Brasileiro... principalmente as propriedades rurais estão estarão sob novas regras... 
Podemos conversar para alguns esclarecimentos. Todas as visitas e acompanhamento  das mudas de árvores plantadas estão registradas, fotografadas (mudas com sucesso vital e mesmo as que não vingaram para serem replantadas.” Rosane Mury/bióloga


Na minha míope opinião, o Corredor Ecológico pode estar acontecendo, lentamente. De forma hipócrita. Enquanto plantam de um lado, assinam autorizações de abate do outro. Gostaria de saber em que pé se equilibra o aterro da Conpasul na beira do rio Taquari. As fotos apresentadas no blog são recentes e mostram claramente o “corredor ecológico”... 

* Clique sobre as fotos para ampliar.

2 comentários:

Lucas Fontoura disse...

nesse caso, não tem palavra de "doutor" que justifique o fato: quase não temos mais rio.
Rosane, suas palavras são bonitas, mas a ação passa longe de tal beleza.
Vamos trabalhar de fato pelo meio ambiente?

Anônimo disse...

Muito bom o projeto em questão, tenho certeza que os Biologos da SEMA terão um longo trabalho pela frente...

Mas de que adianta algumas pessoas se esforçarem para preservar a natureza enquanto Loteadoras e Univates com seus professores ditando lei junto a Prefeitura abrem novas ruas, loteamentos, condomínios fechados... Supervalorizam terrenos que poderiam ser areas de preservação.

Será que nao estão remanejando na terra dos outros à beira do rio Taquari?

Fico pensando no lado de quem mora nas margens do Rio Taquari e tira da terra seu sustento e moradia, a ordem é replantar as arvores nativas "doadas" e derrubada de arvores exóticas na faixa de 30 metros