Ama-se a palavra, usa-se a escrita, despertam-se as coisas do silêncio em que foram criadas.
Depois de tudo, escrever é um pouco corrigir a fortuna, que é cega, com um júbilo da Natureza, que é precavida."
Agustina Bessa –Luís
 Homero passou para a História como o autor dos épicos Ilíada e Odisséia. Estudiosos romantizam o velho poeta, pobre e cego, que andava de terra em terra a recitar seus poemas...
 Não destrua mais esse parque verde no centro de Lajeado, por favor.

 ... que escondia um túnel, provavelmente por medo dos revolucionários degoladores, por favor, senhor Homero...Por favor, pense nisso, senhor Homero. Que não lhe falte inspiração e coerência ambiental, nesse caso, muito frescor das sombras, muito refúgio para passarinhos e para todos nós que moramos por aqui.
“Que à vontade resista omnipotente...”
Ilíada, Livro VIII
 Quem guarda, tem! Do acervo do prof. Schierholt, capa da revista CONHEÇA de 1970. 
 *  Em véspera de feriado...  Caraca, bananas de dinamite numa lixeira no centro de Lajeado? 24 bananas de 200 gramas cada. O 7° Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Cruz do Sul está investigando a procedência do material. Não  deve ser difícil, tinha etiqueta...
 *  Leio no jornal Opinião, de Encantado, que em dezembro o Sicredi traz para Arroio do Meio, Encantado e Guaporé a  comédia Os Homens de Perto, de Porto Alegre com  o trio afinadíssimo Oscar Simch, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel.
   “Esses dias num restaurante, perguntei o nome de uma bebezinha de 15 dias. “Cecília” – respondeu a mãe. Achei forte e bonito. E relacionei com a escritora do Romanceiro da Inconfidência. Nome predestinado com certeza, porque as Cecílias são corajosas, sobreviventes nas adversidades.
 O IBOPE ouviu 2.002 eleitores  numa pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria e descobriu que   84% dos brasileiros se preocupam com as questões ambientais, mas ainda assim é apenas o décimo item na escala das prioridades dos eleitores para o próximo governo.
 As otoridades, sempre tão bem intencionadas,  mostraram interesse pela casa construída em 1913/1918, que pertenceu a Família Born, questionaram junto aos proprietários atuais, o valor do imóvel. A Comissão de Avaliação ficou de estudar a compra ou não. Está  avaliando até hoje. Nunca mais ninguém se pronunciou.
 A Sociedade Brasileira de Urologia vai abrir campanha contra as propagandas de aumento de pênis. 
 E por falar em Radio Independente...  Estou acompanhando o buchincho armado sobre o local do futuro do  Lajeadense. O Clube conseguiu trazer para o centro da discussão os limites territoriais entre Cruzeiro do Sul e Lajeado.
“Uma ucraniana chamada Kseniya Simonova emocionou o público de seu país e ganhou o Ukraine’s Got Talent, versão do programa britânico de calouros que, recentemente, deu fama à cantora Susan Boyle.
Kseniya nem precisou abrir a boca.
Usou os dedos para desenhar com areia em uma tela iluminada.
Em poucos minutos, ela contou o drama da Segunda Guerra Mundial e arrancou lágrimas da platéia. A Ucrânia foi um dos mais sangrentos palcos da guerra. Sofreu com ataques dos dois lados – da União Soviética e da Alemanha nazista.” 
@ colaboração Alessandro Cenci

* Onde será o marco histórico de Lajeado? Alguém sabe dizer? Socorrooooo Schierholt...
 ... uma instalação ao ar livre? Não... O Lixão do Campestre.
 Auxílio Reclusão?
 * Cartuns do Leonardo e Edgar Vasques ilustrativos, por minha conta...

Amanhã, 3ªf, às 20h30m no Teatro do SESC de Lajeado tem a estréia do espetáculo "As Rainhas do Rádio" com o grupo Caras & Coroas, dirigido por Pablo Capalonga.
Esse grupo teatral da melhor idade existe desde 1999 e desenvolve suas atividades, entre ensaios e apresentações, no auditório do SESC e ao longo destes dez anos construiu um repertório de seis espetáculos apresentados em diversas cidades do Rio Grande do Sul. 
Por diversas ocasiões realizou apresentações de caráter social revertendo a renda da bilheteria para sociedades carentes. Nos três últimos anos conta com um elenco fixo de oito atrizes de 56 a 75 anos que mantêm ensaios periódicos e semanais.

Dica: Vá um pouco mais cedo e confira a mostra bacana de ilustrações de livros infantis em exposição no corredor cultural do SESC, que permanece até 30 de outubro.
São mais de 40 painéis com ilustrações de obras literárias infantis de autores de diversos estados brasileiros, apresentando o trabalho de ilustradores, que se valem das mais diversas técnicas e estilos.
 Na RS 423, estrada que liga Progresso à BR 386, o povo anda protestando.
 Campanha da ONU quer saber como anda sua relação com o meio ambiente. Para isso lançou no sábado, na comemoração do seu 64º aniversário, a campanha 'ONU Verde'. 
 Patrão Zeloso...
 Dica de cozinheira é de utilidade pública...