sábado, 24 de outubro de 2009

ELIR BOHRER

Eles fazem parte das dobras invisíveis da história e muitos passam sem deixar vestígios ou registros biográficos dignos de verbetes enciclopédicos. Suas fotografias não assombram paredes pretensiosas e salas de personalidades...

Não é o caso de Elir Bohrer, que entrou na prefeitura de Lajeado em 1954, ainda muito jovem e inexperiente “pau pra toda obra” , um contínuo, para se aposentar em 1983 como Secretário de Obras.

Trabalhou durante as gestões de Hugo Oscar Spohr, Bruno Born, Mario Lampert, Dalton de Bem Stumpf, Darci Corbellini e Alípio Hüffner.


Passou por todos os setores da Prefeitura e foi sub-prefeito de Boqueirão Leão, quando distrito. Não por vontade própria... E aí que entra a boa prosa de Elir, quando busca na memória pormenores políticos daqueles tempos de perseguições políticas, de picuinhas, mas também de reconhecimento. Ou quando se arrepia ao lembrar momentos históricos que viveu. Foram 36 anos e 3 meses: “Levei a vida e estou tranquilo.”

Elir Bohrer, Rui Lopes, Ney Arruda, Geni Arruda, Ruth Lopes, Nilce e Dalton de Bem Stumpf.

Elir Bohrer participou da criação do cadastro imobiliário de Lajeado indo de casa em casa para as medições. Viu quando removeram um tronco da rua Santos Filho, que ligava o bairro Centro ao Hidráulica, e que servia de ponte no Arroio do Engenho, aliás estava junto na construção do Canal.
Lembrou as ruas que foram abertas, mato e rochas nos barrancos; as imensas pedras para erguer o muro na rua Oswaldo Aranha, junto ao Rio Taquari “erguidas no braço, com auxílio de bimbarras”.
Lembrou o furacão de 1967 quando ficou três dias sem trocar de roupa, ajudando as pessoas a reconstruírem suas casas, enquanto um QG de amparo era montado no ginásio do Madre Bárbara, já que o ginásio Paroquial também fora destruído...

Cheguei até Elir para saber do prefeito Bruno Born:
“Não era um carrasco. E o que tinha pra dizer, não mandava dizer, dizia pessoalmente. Como prefeito deu um grande passo na construção de Lajeado. Foi um dos maiores dessa cidade, senão o maior de todos.”

Casado com Isolde Sandina Bohrer, tem sete filhos: Liane, Léa, Paulo, Julio, Lisete, Lenise e Luiz Roberto.
No próximo dia 4 de dezembro completa 80 anos de muita experiência de vida e alguns sonhos realizados.

2 comentários:

José Alfredo Schierholt disse...

Excelentes fotos e depoimento sobre Bruno Born.
Teri que ser divulgados ao grande público pela imprensa.
Mais alguns dados biográficos de Elir Bohrer poderia ser dado no seu blog quando chegar perto de seus 80 em 4-12-2009.
Ab.
José Alfredo Schierholt

Roberto Ruschel disse...

Tem pessoas que a gente passa a admirar por suas atitudes. O seu Elir é uma delas. Só para ilustrar, a Expovale, nosso maior evento, começou em 1982 depois de um papo entre o seu Elir Bohrer, Secretário de Obras, o prefeito Dr. Darci Corbellini e o médico veterinário Rogério Oliveira. Seu Elir, um grande abraço.