quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CARTA A HOMERO

Homero passou para a História como o autor dos épicos Ilíada e Odisséia. Estudiosos romantizam o velho poeta, pobre e cego, que andava de terra em terra a recitar seus poemas...

Penso em outro Homero... Penso no atual proprietário da antiga chácara das irmãs Jaeger, no bairro Hidráulica e não resisto: minhas palavras sinceras...

Entre para a história dessa cidade, sr. Homero!
Não destrua mais esse parque verde no centro de Lajeado, por favor.


É um local histórico, é um verdadeiro Parque cercado de belas árvores centenárias...



... onde mesmo dobradas pelo tempo, as árvores se esforçam para continuar sobrevivendo.



Não precisa adubo, nem ajardinamento... Está tudo pronto!



Mesmo que deitada por terra a casinha histórica, que guardava segredos...


... que escondia um túnel, provavelmente por medo dos revolucionários degoladores, por favor, senhor Homero...
... a propriedade é sua, o senhor tem todo o direito de fazer o que bem entender com esse espaço mas, por favor, não o destrua nem construa nada em cima.

O senhor não vai ficar mais rico, nem mais pobre, terminando com esse belo cenário verde, no centro de Lajeado, uma cidade reconhecida por sua insensibilidade urbana e estética.


Entre para a história de Lajeado, sr. Homero!

São raros os homens que teriam condições de deixar um cunho personalizado na sua própria lenda pessoal, na sua história de vida para honrar seus descendentes:

Parque Homero Miguel


Por favor, pense nisso, senhor Homero. Que não lhe falte inspiração e coerência ambiental, nesse caso, muito frescor das sombras, muito refúgio para passarinhos e para todos nós que moramos por aqui.



“Que à vontade resista omnipotente...”
Ilíada, Livro VIII

13 comentários:

heinz disse...

( música do 'tubarão' de fundo musical pra essa situação )

serjao disse...

Campanha Ecologica "Chega de destruir, Ja!"Escute a comunidade Seu Homero, mantenha o verde, por favor. Dinheiro algum substitui o que a natureza levou decadas para criar. Praca Homero??? Porque nao?

Anônimo disse...

É FACIL FALAR QUANDO É COM O DINHEIRO E TERRA DOS OUTROS, A PERGUNTA QUE FICA É O QUE CADA UM FAZ PELO MEIO AMBIENTE? VAMOS VENDER OS CARROS P/ PARAR DE POLUIR, DEIXAR DE CORTAR A GRAMA PARA QUE A VEGETAÇÃO RASTEIRA SE FORME ETC.. ENTAO QUE SE FAÇA UMA CAMPANHA PARA ARRECADAR FUNDOS E SE COMPRE O TERRENO OU ENTAO A PREFEITURA COMPRE.CHEGA DE DEMAGOGISMO!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura eu te adoro. Sou teu fã. Estou contigo nesta sem pestanejar e este anônimo que me antecedeu nem merecia ter seu comentário postado. Chega sim, mas chega de covardes que se escondem no anonimato para criticar uma ideia respeitável.
Ia continuar, mas a prudência me recomenda ficar de boca calada, pois por certo o que iria grafar não seria nada respeitoso à editora assim como aos demais leitores.

serjao disse...

Pelo visto, o "anonimo" tambem se preocupa com o meio ambiente da cidade, inclusive sugerindo algumas solucoes, que tambem fazem sentido: a municipalidade comprar o terreno ou grupos externos arrecadarem fundos para a compra do mesmo. Mas a questao levantada e de que se o proprietario em realidade nao precisa vender por questoes financeiras, entao, manter o verde para o beneficio de todos, pois, alem do mais, parecem haver aspectos historicos naquela propriedade. Opinioes como as do "anonimo" sao validas....(a nao ser que ele seje um engenheiro civil ou corretor de imoveis!)

Micro-Man disse...

É uma ilusão pensar que o dono de uma indústria que faz pouco caso com a poluição ambiental, o mau cheiro produzido, venha a se preocupar com esta quesilhas ambientais urbanas. O que ele quer mesmo e aproveitar os financiamentos fáceis da Caixa, construir um monte de espigões e, o meio ambiente, que vá se acostumando.

heinz disse...

poramordedeus ! ñ pecisa o cara tb´m deixar tudo ali como está ( seria pedir demais )
dá pra construir entre as árvores, dá pra conciliar o desenvolvimento com o que a natureza ja´construiu..dá pa fzr!
é só entrega pra um arquiteto de fora da cidade !!!!!!! que convença esses novos ricos o que é lgl, tá na moda, é chique !!!!- sic

conheço (?) 'a patroa' desse cara..ela é lgl, gente boa...quem sabe ñ começamos um campanha: convença 1º a patroa, pq uma mulher bem convicta de algma coisa , convence qualquer homem depois !!! elas têm seu ardil!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura o leitor Heinz está coberto de razão. É sim possível conciliar e cito o exemplo do condomínio Carmel, em Atlântida, do Solon e da Marise, ela arquiteta. São apenas 6 hectares e penso que uns 80 lotes. Ali se convive e muito bem com o verde. Quanto ao fato de que uma mulher convencer um homem também é algo inquestionável, pois as mulheres tem essa capacidade e umas até mais que as outras, mas que tem, isto é inegável. Nada de compara com a doçura de uma mulher assim como quando elas viram feras, o negócio e sair de perto e o mais breve possível.

Micro-Man disse...

O Jorge o Heinz tão muito por fora mesmo. Depois o extraterrestre sou eu!

Lajeado não tem mais área urbana, tá tudo ocupado ou já tem dono!!!
As imobiliárias e as incorporadoras da cidade estão cansadas de afirmar isto o tempo todo.

Anônimo disse...

O QUE EU QUIS E QUERO DIZER É QUE FICAR DISCUTINDO NUM BLOG, TORCENDO PARA QUE O DONO DE UMA AREA A PREZERVE É TÃO EFICIENTE QUANTO LIGAR O AR E DEIXAR A PORTA ABERTA PRA REDUZIR O AQUECIMENTO GLOBAL. NÃO DÁ PRA CONTAR APENAS COM A BOA VONTADE E DINHEIRO ALHEIOS, A PRESERVAÇÃO É FUNDAMENTAL, MAS QUE SE LUTE POR ELA, VAMOS À CÂMARA MUDAR A LEGISLAÇÃO, MOBILIZEMO-NOS NUMA CAMPANHA PARA ANGARIAR FUNDOS, ETC. DO MESMO MODO, CONSTRUÇÕES MAIS VERDES SÃO POSSIVEIS, E MUITO MAIS BONITAS. O QUE NÃO ADIANTA É FICARMOS COMO REVOLTADINHOS DE INTENET, QUE FAZEM SEU PROTESTO DE CASA COM O AR LIGADO E SENTADOS NO SOFÁ (O QUE, ALIAS, ESTOU FAZENDO). ENQUANTO AS PESSOAS QUE QUEREM MELHORAR NOSSA CIDADE NÃO PASSAREM A VIVER NA VIDA REAL, SE MOVIMENTANDO E AGINDO NADA IRÁ SAIR DO PAPEL, OU MELHOR, ÁRVORES, CONTINUARAM A VIRAR APENAS PAPEL.
ASS.: ANÔNIMO DO POST ANTERIOR QUE USA O ANONIMATO CONTRA A INTOLERÂNCIA (E BURRICE)ALHEIA.

heinz disse...

sim, sim, é muito 'demagogismo' mesmo

mas falando no assunto, eu até me esforcei, ams entendi patavinas qual a relação da observação do micro-man com o post...explica aí vai, ou desenha pra ver se eu entendo

- é sério -

;-)

Monica disse...

Toda tentativa é valida! Então, entro na campanha. Homero, Alaidete, preserve, preserve! Vamos valorizar o que temos de mais importante, o ar que respiramos. Por isso precisamos do verde! Nâo desmate!!!
Parabéns ao Heinz pela colocação!

Juju disse...

Pelo que você postou a casa foi demolida, que pena, apesar de assustadora e muito comida pelos cupins era um lindo lugar. Morei nela a 21 anos atrás, meu filho posso dizer que nasceu ali, fui até com o carro das Jaeger para o hospital, elas eram muito queridas. Sinto muito saudade daquele local, morei 2 anos ali, meu marido cortava toda a grama do local e ainda tinha o jardineiro que achou aquele tunel, elas pediram para plantar uma árvore para esconde-lo, ele ficava bem nos fundos da casa, ela tinha uma escadaria que eu tinha muito medo para o segundo piso, meu filho ficava sentado na janela e não tinha medo de tão largas que eram aquelas paredes. Sem falar na altura das janelas e portas, tenho muitas lembranças daquele local, inclusive de um macaco que fugiu do circo e foi parar dentro de casa. Hoje sonhei com a casa e resolvi procurar na net e achei esta postagem, foi bom para recordar, antes tinha pesadelos com a casa agora não mais. Coisas estranhas aconteciam naquele local.