sábado, 5 de dezembro de 2009

DAVI COIMBRA FALOU E DISSE:

“Você sabe o que significa a sigla do partido esse, o DEM? Democratas.

Vou lembrar-lhe agora qual é a origem desse DEM, e você vai achar que o nome do partido é ironia. Não é. É pior.
É deboche.
Porque o DEM é sucedâneo de nada menos do que o PFL, que por sua vez é sucedâneo de nada menos do que a Arena, que era nada menos do que o partido de sustentação da ditadura militar.


Sei que muitos sentem saudade dos tempos da ditadura militar.

Não os julgo, cada um com suas convicções e preferências. Mesmo estes, porém, haverão de admitir que a ditadura é o oposto da democracia. Não por razões ideológicas; por razões conceituais.

Desde que os ingleses estabeleceram a monarquia constitucional, no século 17, pode-se ter democracia até havendo um rei. Havendo um ditador, não. Logo, quem defende a ditadura é contra a democracia.

O PFL defendia a ditadura.

E agora o PFL se chama “Democratas”.

Um nome desses para um partido desses só pode ser caso de escárnio cruel. Eles são os “Democratas”... Por favor!

Alguém talvez pergunte os motivos que levaram o PFL a trocar de nome.
Afinal, trata-se de uma mudança incomum.


Quando o Brizola voltou ao Brasil, em 1979, ele queria desesperadamente retomar o comando de seu velho partido, o PTB.
Seria uma união perigosa para os interesses da ditadura – Brizola tinha prestígio como líder político e o PTB tinha prestígio como defensor dos interesses dos trabalhadores. O governo precisava apartar um de outro, e trabalhou intensamente para que isso acontecesse. Conseguiu.


A sigla ficou com a sobrinha-neta de Getúlio Vargas, Ivete Vargas.
Brizola chorou quando a Justiça lhe subtraiu os direitos sobre sua antiga legenda. E a ditadura atingiu seu objetivo: nem o PTB de Ivete nem o PDT de Brizola recuperaram o patrimônio trabalhista do PTB de Getúlio e Jango.

A herança do velho PTB, de certa forma, foi arrebatada depois pelo PT, mas essa é outra história.” (...)

Na íntegra:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jspuf=1&local=1&source=a2738231.xml&template=3916.dwt&edition=13652&section=70

6 comentários:

Fritz ali disse...

inton, não guerendo ataiá seus bons perpósitos, conclui-si di novo que as milicas são as curpadas. tse, tse, tse, tse. Daqui a poco vai te chente grávida que seron tambén filhos destas milicas. tse, tse. tse

Anônimo disse...

mein Gott, ich glaube nicht, wieder das Militär dahinter.

Anônimo disse...

Arena, PFL, PP e tua cidade continua na contramão da história. eta povinho reacionário.Sai daí, guria.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura a referência ao PTB cuja sigla foi pelo Golbery entregue a outros que não os verdadeiros herdeiros do trabalhismo de Vargas é correta. Foi uma das obras do desgraçado do Golbery que morto ainda incomoda. Esse DEM, como dizem entendo DEMO de demônio, pois essa gente tenta a todo momento trocar de nome com o propósito de se distanciar das suas cagadas. Esse filho do palhaço que foi Prefeito do Rio de Janeiro é um pé no saco. Agora mesmo estão num mato sem cachorro. Gente sem ideologia. E política partidária não é possível sem ideologia, pois ai pode ser tudo menos partidária. Nosso sistema é calcado em partidos, mas estes, com raras exceções tem estrutura. É um verdadeiro saco de gatos, e não felinos, mas gatos de gatunos mesmo. Que gentalha, não?

Anônimo disse...

poisé, nisso eu tenho que concordar, essa sigla DEM remete a demônio mesmo, lá vem os DEMo pra cá, lá vão os DEMo pra lá! e quem acredita em partidos hoje em dia? qual a diferença existente entre eles? no fim tenho que admitir que os que pelo menos tem coragem de dar a cara a tapa são o PT e PSDB, sem contar outros menores, o resto sempre segue o fluxo, de dinheiro.

heinz disse...

lendo 'setembros de shiraz' - que tem de pano de fundo a mudança da monarquia pra teocracia no irã - me convenço que de fato, independente de partido ou sistema, se o postulante ao cargo não tiver caráter, só mudam mesmo as moscas !