Vou lembrar-lhe agora qual é a origem desse DEM, e você vai achar que o nome do partido é ironia. Não é. É pior.
É deboche.
Porque o DEM é sucedâneo de nada menos do que o PFL, que por sua vez é sucedâneo de nada menos do que a Arena, que era nada menos do que o partido de sustentação da ditadura militar.
Sei que muitos sentem saudade dos tempos da ditadura militar.
Não os julgo, cada um com suas convicções e preferências. Mesmo estes, porém, haverão de admitir que a ditadura é o oposto da democracia. Não por razões ideológicas; por razões conceituais.
Desde que os ingleses estabeleceram a monarquia constitucional, no século 17, pode-se ter democracia até havendo um rei. Havendo um ditador, não. Logo, quem defende a ditadura é contra a democracia.
O PFL defendia a ditadura.
E agora o PFL se chama “Democratas”.
Um nome desses para um partido desses só pode ser caso de escárnio cruel. Eles são os “Democratas”... Por favor!
Afinal, trata-se de uma mudança incomum.
Quando o Brizola voltou ao Brasil, em 1979, ele queria desesperadamente retomar o comando de seu velho partido, o PTB.
Seria uma união perigosa para os interesses da ditadura – Brizola tinha prestígio como líder político e o PTB tinha prestígio como defensor dos interesses dos trabalhadores. O governo precisava apartar um de outro, e trabalhou intensamente para que isso acontecesse. Conseguiu.
A sigla ficou com a sobrinha-neta de Getúlio Vargas, Ivete Vargas.
Brizola chorou quando a Justiça lhe subtraiu os direitos sobre sua antiga legenda. E a ditadura atingiu seu objetivo: nem o PTB de Ivete nem o PDT de Brizola recuperaram o patrimônio trabalhista do PTB de Getúlio e Jango.
A herança do velho PTB, de certa forma, foi arrebatada depois pelo PT, mas essa é outra história.” (...)
Na íntegra: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jspuf=1&local=1&source=a2738231.xml&template=3916.dwt&edition=13652§ion=70
6 comentários:
inton, não guerendo ataiá seus bons perpósitos, conclui-si di novo que as milicas são as curpadas. tse, tse, tse, tse. Daqui a poco vai te chente grávida que seron tambén filhos destas milicas. tse, tse. tse
mein Gott, ich glaube nicht, wieder das Militär dahinter.
Arena, PFL, PP e tua cidade continua na contramão da história. eta povinho reacionário.Sai daí, guria.
Lady Laura a referência ao PTB cuja sigla foi pelo Golbery entregue a outros que não os verdadeiros herdeiros do trabalhismo de Vargas é correta. Foi uma das obras do desgraçado do Golbery que morto ainda incomoda. Esse DEM, como dizem entendo DEMO de demônio, pois essa gente tenta a todo momento trocar de nome com o propósito de se distanciar das suas cagadas. Esse filho do palhaço que foi Prefeito do Rio de Janeiro é um pé no saco. Agora mesmo estão num mato sem cachorro. Gente sem ideologia. E política partidária não é possível sem ideologia, pois ai pode ser tudo menos partidária. Nosso sistema é calcado em partidos, mas estes, com raras exceções tem estrutura. É um verdadeiro saco de gatos, e não felinos, mas gatos de gatunos mesmo. Que gentalha, não?
poisé, nisso eu tenho que concordar, essa sigla DEM remete a demônio mesmo, lá vem os DEMo pra cá, lá vão os DEMo pra lá! e quem acredita em partidos hoje em dia? qual a diferença existente entre eles? no fim tenho que admitir que os que pelo menos tem coragem de dar a cara a tapa são o PT e PSDB, sem contar outros menores, o resto sempre segue o fluxo, de dinheiro.
lendo 'setembros de shiraz' - que tem de pano de fundo a mudança da monarquia pra teocracia no irã - me convenço que de fato, independente de partido ou sistema, se o postulante ao cargo não tiver caráter, só mudam mesmo as moscas !
Postar um comentário