segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tailor Chaves – a prática da ética

"O filósofo australiano Peter Singer destaca que a ética é um exercício diário, que precisa ser praticada no cotidiano, pois só assim ela pode se afirmar em sua plenitude numa sociedade. Logo, se uma pessoa, por exemplo, não respeita o próximo, não cumpre as leis de convivência, não paga seus impostos ou não obedece às leis de trânsito, ela não é ética. Num primeiro momento, pequenas infrações isoladas parecem não ter importância, mas ao longo do tempo a moral da comunidade é afetada em todas as suas esferas, pois os valores morais e éticos vão se diluindo.

Estou falando de ética para chegar ao grande ser humano, advogado, professor, pai de família, amigo, colega, pessoa dedicada à sua comunidade Tailor Rodrigues Chaves, falecido na noite dessa quarta-feira, dia 14 de abril, em Lajeado, aos 71 anos de idade. Era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e pós-graduado pela Unisinos, com vários cursos de extensão feitos na Univates e em outras instituições.

A passagem de vida de Tailor Chaves foi marcante para o Vale do Taquari nas áreas do Direito, do ensino e da comunidade.

Na área do Direito, foi advogado por mais de 35 anos; conciliador e juiz leigo do Juizado Especial Cível da Comarca de Lajeado; Presidente do Conselho de Ética e Disciplina da Subseção da OAB local; Conselheiro Estadual; recebeu o Prêmio instituído pela Subseção da OAB de Lajeado pelo exercício da advocacia por mais e 30 anos na Comarca, solenidade realizada em 08/08/2003; foi indicado em Lista Sêxtupla pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secional do Rio Grande do Sul, em maio de 2004, para integrar o Tribunal de Justiça do Estado no cargo de Desembargador; foi presidente da Subseção da OAB de Lajeado de 2007 a 2009, dentre outros trabalhos realizados e cargos que assumiu.

Na área do ensino, Tailor Chaves foi professor de vários cursos da Univates, entre eles Direito, Administração, Contábeis, em cujas disciplinas de Instituições de Direito, Cidadania e Realidade Brasileira, História do Direito, dentre outras, ministrou não apenas conteúdo, mas lições de vida, de humanidade aos estudantes.

Na área comunitária, ele foi um dos fundadores e vice-presidente da Central, que é o Centro Regional de Tratamento do Alcoolismo, que recebe centenas de pessoas para tratamento todos os anos; presidente do Lions Clube Lajeado Florestal; membro do Conselho Comunitário de Assistência aos Apenados da Comarca de Lajeado/RS, como representante da Univates.

Um fato marcante como cidadão do nosso país, Tailor Chaves recebeu do Ministério da Guerra a Menção Honrosa pelos serviços prestados à Pátria e à Humanidade, nas fileiras da Força de Emergência das Nações Unidas, UNEF, Batalhão Suez em missão no Oriente Médio em 1961/1962, e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1988 com os demais militares integrantes da Força de Emergência das Nações Unidas.

Tailor Chaves está deixando lembranças e ações de vida significativas para todos que privaram do seu convívio, pois era pessoa que buscava, praticava e ensinava no seu dia-a-dia várias qualidades, dentre elas, o respeito por si e pelo outro; ser leal, sincero e honesto; evitar preconceitos, julgamentos e discriminações de toda ordem; considerar a individualidade e a diversidade das pessoas, compreendendo o ser humano como corpo, mente, emoção e espiritualidade; desenvolver-se com simplicidade e humildade, sem submissão; construir relações de solidariedade e ter como pressuposto a ternura e o afeto.

Fica a saudade deste exemplo de homem íntegro, neste momento político do país em que precisamos muito de ética. É a nossa homenagem."

Beatris Francisca Chemin
professora universitária

Nenhum comentário: