sexta-feira, 16 de abril de 2010

TEMPOS DIFÍCEIS

Vendedora serve o "Bolo Bento" em Marktl, cidade natal do papa.


O papa Bento 16 tá completando 83 anos hoje, sem nenhum evento oficial planejado. Tá certo: o clima na Santa Sé não anda muito festivo.

Não deve ser fácil para sua santidade ver a Igreja católica envolvida em tantos escândalos de abusos sexuais cometidos pelo clero.

Neste findi, o Papa estará no arquipélago de Malta. Uma das vítimas pediu que ele faça um pedido público de desculpas pelos abusos cometidos pelos padres.

E na segunda-feira, dezenas de cardeais devem almoçar com Bento 16 no Vaticano, por ocasião do quinto aniversário de sua eleição como papa.
“Na noite de quinta-feira o Vaticano passou por mais um constrangimento, quando um site divulgou uma carta em que um importante cardeal da Cúria Romana cumprimentava calorosamente um bispo francês, em 2001, por não ter denunciado à polícia um padre que confessara abusos.
O cardeal Darío Castrillon Hoyos, à época chefe do departamento do Vaticano que coordena o clero global, disse ao bispo Pierre Pican, de Bayeux-Lisieux, que seu comportamento deveria servir de exemplo para todos os prelados.
Num escândalo que chocou a França, o padre René Bissey foi condenado a 18 anos de prisão por ter cometido abusos contra 11 meninos. Pican foi sentenciado a três meses, com direito a condicional, por ter se omitido.
"Eu o congratulo por não ter denunciado um padre à administração civil", escreveu Castrillon Hoyos. "Para encorajar irmãos do episcopado neste delicado domínio, esta Congregação enviará cópias desta carta a todas as conferências episcopais."

Leia mais:
http://oglobo.globo.com/


Um comentário:

Anônimo disse...

No inferno , os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.

(Dante Alighieri)