terça-feira, 1 de junho de 2010



Você insiste em conhecer Montevideo? Mesmo?



Cheguei e fui direto ao Theatro Solis reservar ingresso para qualquer coisa. No caso, a Ópera Lucia di Lammermoor, de Donizetti. Minha primeira ópera na vida. E gostei, mas não estava preparada para três horas de tenores e sopranos. São mais de 80 pessoas no palco e uma orquestra filarmônica bárbara.




O teatro é bonito, imponente e agora restaurado. À tarde fizemos uma visita guiada, se não fosse a pressa da guia, seria mais interessante. Esqueceu de contar que houve um tempo em que as mulheres viúvas só podiam assistir aos espetáculos, apartadas, sem ser vistas pelos demais na platéia. Desde sua inauguração, uma luz vermelha sobre o telhado do teatro acende para avisar a cidade que é noite de espetáculo.
Foi inaugurado oficialmente no dia 25 de agosto de 1856. O nome homenageia o primeiro navegante espanhol que chegou pelo rio da Prata, naquelas terras.
Abriga o Centro de Investigação, Documentação e Difusão de Artes Cênicas, a Comédia Nacional e a Orquestra Filarmônica do Uruguai, que ensaiam seus repertórios no térreo dos anexos.

Nenhum comentário: