Não sei mais em que parede encontrei esse quadro.
Mas quando vi, felizmente, estava com minha câmera.
É uma lástima a mediocridade humana. Raros os que se sensibilizam para proteger nosso patrimônio histórico, cultural.
Para aqueles que desconhecem - essa era a fachada do Hospital Bruno Born.
E atrás daquele prédio que nunca termina, na rua Julio de Castilhos, ainda há vestígio do antigo hospital, escondido dos nossos olhos.
Ignorado por médicos, enfermeiros e funcionários. E pela direção.
Ainda lembro bem da entrada do hospital, ladeada por árvores, caminhos, bancos. Entravamos de bicicleta, dava uma voltinha e saia pelo lado do necrotério, morrendo de medo.
As poucos foram “modernizando”... e se perdem os mistérios.
Imagino como os portoalegrenses não reagiriam se a intelligensia hospitalar detonasse com a Santa Casa, que inclusive abriga jardins internos como se vê na foto de Henrique de Borba.
4 comentários:
Laura, realmente é inacreditavel o que o Brasil, pois nao é somente em Lajeado, faz com suas reliquias arquitetonicas. Estou passando uns dias numa cidade chamada Port Hope, beira do lago Ontario. A cidade tem 10 mil habitantes, 1 cinema, 2 museus, 1 marina, um rio onde pessoas em de longe pesacar. E casas, casas e mais casas, onde há uma pequena placa indicando o ano de construcao. Bem conservadas, outras nem tanto. Muitas viraram atelieres ( palavra dificil), galerias, lojas de antiguidades... Sonho no dia em que Estrela deixar de derrubar por um ano suas casas. Quem sabe mobilizamos o publico do vale em uma Moratoria nas demolicoes de predios antigos, uma moratoria na má arquitetura?! Museu da Cerveja na antiga Polar!!
A destruicao ou a nao preservacao do patrimonio historico de um povo,os torna vazios,sem cores, insignificantes e frageis.E, como uma arvore sem raizes,torna-se facil tombalos! A proposito, quanto ao hospital, ele nao tinha outro nome, antes de Bruno Born?
Boa Laura
Mas a fachada da foto é do antigo Hospital São Roque e não Bruno Born..
Aliás o santo deve estar triste por ter sido retirado o seu nome do hospital..
Mas era São Roque o nome ,que aliás é padroeiro dos cirurgiões das pessoas com problemas de invalidez !
Hospital Sao Roque.Isso mesmo. Obrigado Anonimo, valeu!
Postar um comentário