sábado, 30 de abril de 2011

LONDRES X COLINAS


A imponente abadia de Westminster onde casou Katty e William tem história. Se interessar, clique no wikipédia. Ta tudo lá. Cada um que subia ao trono inglês construía mais uma torre, um capela.

Essa obra monumental de arquitetura já foi dos monges beneditinos. Em 1534, o terrível Henrique VIII corta relações com Roma, rejeitando sua autoridade, só porque o papa Clemente  VII não autorizou a separação entre ele e Catarina de Aragão. Daí a origem da Igreja Anglicana. Palco de coroações e de enterros grandiosos. E de sepultos famosos como Newton, Darwin, Dickens e mais uns três mil não tão famosos assim.
Os anglicanos se baseiam numa doutrina de inspiração protestante.



Depois do casamentão inglês, lembrei que nas minhas andanças pelo Vale do Taquari descobri essa igreja em Colinas.
Na lateral, se não me engano, li que era Anglicana.
Quem é da região que me corrija...
E se não me engano mais ainda, o bairro Igrejinha, criado em 1995 em Lajeado  leva esse nome por causa de uma Igrejinha que lá existia. Na sua origem, também anglicana. Mais tarde, adventista.
To variando?

Um comentário:

aga disse...

a do igrejinha é adventista...essa de colinas, é luterana, q foi substituída pela q está agora na beira da estrada, do outro lado da pinguela q dá acesso à essa daí.
( tô falando mas ñ tô afirmando com todos os fios do meu bigode )