segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DIA DA AMAZÔNIA: O QUE COMEMORAR?



Por que parada militar?
Não seria mais apropriado comemorar esse dia com desfile de escolas de samba?
... dois dias antes do Grito do Ipiranga, a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas bota as crianças prá marchar. Na verdade, ninguém sabe direito porque está marchando. Feriado. Data cívica. É também o Dia da Amazônia, instituído pelo Senado.
A escola vai empurrando com a barriga, aos trancos e barrancos, obrigando os alunos a memorizarem algumas datas e os nomes de alguns “heróis”. A mídia vai fazendo como pode o seu samba do crioulo doido ou a toada do caboclo pirado.
Comemorar o quê?
A criação da Província do Amazonas permitiu que a elite econômica local organizasse a exploração da mão-de-obra, formada fundamentalmente por índios. Em 1850, cerca de 60% da população recenseada do Amazonas era constituída por índios. Os negros não ultrapassavam o número de 500, os donos de plantações e os negociantes ligados ao extrativismo tinham nos povos indígenas a principal fonte de mão-de-obra. Se o índio não trabalhasse, ninguém comia no Amazonas.
José Ribamar Bessa Freire
Coordenador  do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (UERJ), pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO).

Nenhum comentário: