segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EMAIL OBSERVADOR...


@ “Hoje de manhã na minha caminhada, passei novamente na frente do colégio que estão ampliando na Bento, mas uma vez fiquei muito triste ao passar pelo túnel de cimento, e fiquei me perguntando como uma escola vai formar cidadãos conscientes, humanos com sentimentos, e não formar somente através de conhecimentos científicos, se não são capazes de preservar uma árvore, fazer um jardim de entrada com plantas e flores.

Aí me lembrei da minha professora Inês do jardim de infância do Grupo Escolar Fernandes Vieira, do olhar de carinho e amor com que ela nos falava dos livros e das árvores, pois foi ela a primeira pessoa a me despertar para os livros e para as plantas.

A primeira vez que nos levou na Biblioteca do Grupo fiquei maravilhada pela quantidade de prateleiras e livros, tinha as mesinhas e cadeiras baixas para nós, mesas e cadeiras do nosso tamanho foi à maravilha das maravilhas.  Ela naquele dia também nos chamou e pediu para que nos aproximassem da janela e olhar para fora, tinha uma árvore pequena no pátio isso a mais de 40 anos atrás, ela nos disse: esta árvore é um ipê, as flores do ipê são de diversas cores, dizem que as deste ipê é roxa, mas ninguém tem certeza, ainda vai levar alguns anos para começar a florir, quando vocês forem mais adultos passem aqui e olhem.

E eu cumpri a risca, até hoje passo lá para ver o ipê à última vez que passei ainda estava lá meio velinho, mas ainda altivo e belo.

Quando as pessoas vão tomar consciência que formar cidadãos não é somente grandes e belos prédios, é todo um contexto, como também morar com qualidade de vida não é somente a casa. São as flores as árvores na entrada, menos barulho, menos fumaça é podermos abrir as janelas para o sol e o ar puro entrar, se todos tivessem um pouco disso com certeza seriamos bem mais felizes, tranquilos com mais paz e ao nos olharmos quem sabe, todos não poderíamos transmitir uns aos outros o olhar da professora Inês ou o olhar que a Cecília me deu no mês passado no dia do seu 2 aniversário, o olhar que dizia agora não falta mais nada para a minha vida ser maravilhosa.
Elacy

Um comentário:

Anônimo disse...

Formar cidadãos no Brasil de hoje é um grande dilema para pais que tem um mínimo de percepção de tudo que nos cerca. Eu e minha esposa nos perguntamos todos os dias se a melhor forma de educar a nossa filha é fazendo do jeito "antigo" onde o respeito para os mais velhos, para a cidade, para os professores, para a nação,.. é o melhor para o futuro dela.

"Um dia pretendo tentar descobrir porque é mais forte quem sabe mentir!" Essa frase do Renato Russo espelha muito do Brasil que vivemos hoje em dia! Qualquer hipócrita adota uma pracinha, enquanto que outro manda seus funcionários trabalharem "voluntariamente" em alguma ação social, outro prega o amor a natureza mas joga todo o seu lixo direto no arroio mais próximo!

Na Roma antiga se dizia que a mulher do imperador além de ser honesta tinha de parecer honesta. No Brasil de hoje em dia até isso mudou, aqui na terra brasilis não se precisa ser honesto, basta parecer! Se isso não fosse bastante dentro em breve nem parecer honesto será necessário, honestidade, mesmo que falsa será um sinônimo de fraqueza.

Brasil, uma terra de milhões de espertos que formam uma nação de idiotas.

Abraços
Beto