sábado, 26 de maio de 2012

A TRISTE REVELAÇÃO

Ilustração Gilmar Fraga/ZH
Não assisti ao Fantástico no domingo da semana passada.
Mas está repercutindo virulentamente no facebook, nos blogues, nas colunas dos jornais, o assunto. Então não tem como não saber do depoimento da apresentadora Xuxa, vítima de violência até os 13 anos, idade em que sofreu o último abuso.
Abusos esses cometidos por pessoas ligadas ao seu meio familiar: namorado de sua avó, depois o melhor amigo de seu pai e ainda um professor.
"Não foi uma pessoa, foram várias, em momentos diferentes." – disse a artista.
 Corta.

“A humanidade deve a criança o que de melhor tiver a dar...” – inscrição sobre a porta da cozinha da Fundação Xuxa Meneghel, na região de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. A entidade presta assistência a mais de 1.000 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual desde 1989. Durante 15 anos a apresentadora manteve a fundação sozinha, bancando do próprio bolso algo em torno de 1,5 milhões de reais por ano. Há oito anos foi preciso dividir com outras empresas a responsabilidade. Graças a essas parcerias a turma participa de cursos e oficinas nas áreas de Educação & Cidadania, Saúde, Nutrição & Agroecologia, Arte & Cultura, Redes & Campanhas, Família & Comunidade e Esporte & Lazer, além de projetos de aumento de escolaridade, inclusão digital.
Corta.
Por incrível que pareça tem muita gente que pensa que Xuxa revelou seu passado sombrio para se promover. Desde quando abuso sexual promove alguém? As pessoas perderam  o senso crítico?
Prefiro pensar que quando Xuxa foi uma pessoa de prestígio e sucesso liberou sua conta corrente para criar uma organização social que ajudou - e ajuda - milhares de crianças e jovens. Na fundação que leva seu nome, eles recebem assistência médica e psicológica e participam de cursos profissionalizantes: ganham uma oportunidade de sobrevivência digna e cidadã. E conseguem tocar a vida para frente.
Corta
No Rio Grande do Sul contabilizam um abuso a cada três horas. Que  a atitude de Xuxa incentive os inocentes a gritar por socorro.
E que o socorro chegue em tempo.

* Minha crônica semanal nos jornais A Hora, Lajeado e Opinião, Encantado.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não é novidade o que se passou com a Xuxa. Ela há havia declarado que fora abusada, fato abominável e inaceitável para qualquer pessoa normal.
Mas a pergunta que não quer calar é porquê só agora a Globo trata da matéria?
Será para estancar a perda de audiência do Fantástico?
Ou para desviar o foco da CPI do Cachoeira, pela conivência da "grande" imprensa no caso?
Lembrem que a Globo ajudou a Veja a criar a fugura do "paladino da ética e da moralidade", Demóstenes Torres.
Qualquer que seja a razão, ou ambas, já conseguiu seu intento, pois só se fala na Xuxa.

Anônimo disse...

Coitadinha da Xuxa. "Abusada" desde cedo...Hipócrita !!
Quando fez aquela merda de filme onde aparece peladinha abusando de uma criança na cama, ela tinha esquecido do seu passado ???
*************
Me poupem, Xuxa, Globo e vc....tuuuuudo à ver.

Lení disse...

Pois é...muito triste e real o que tem acontecido, por muito tempo. Ela teve a coragem, ou foi um trabalho, que a rede poderosa na qual ela trabalha, cobrou? Sei lá...os bastidores são diferentes do que ficamos sabendo. Mas louvável a atitude dela em manter essa instituição. O fato é que isso é real, e penso, ou pensamos: se fosse uma filha(o), neta(o), ou um parente próximo, conhecido nosso? Esse é o caminho...denunciar. Prestar atenção nos nossos queridos inoscentes.

Laura Peixoto disse...

Todo médico é obrigado pelo Ministério da Saúde a notificar os casos de violência infantil que lhe chegam. No ano passado, foram registradas 14 mil agressões contra menores de dez anos. O abuso sexual somou 35% dos registros. Para um país com as condições sociais e a dimensão geográfica do Brasil, são números acanhados. Um sinal de que muita gente sofre em silêncio foi a reação popular ao depoimento de Xuxa ao Fantástico.

Em apenas dois dias, 220 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes chegaram à Secretaria de Direitos Humanos. Muito mais que as 30 mil ligações feitas ao Disque Denúncia (Disque 100) nos primeiros quatro meses deste ano. Xuxa encorajou as vítimas a dar o primeiro passo. Agora, o Estado precisa ser capaz de acolhê-las, investigar o que dizem e, quando for o caso, punir os culpados.

Ao revelar sua história pessoal, Xuxa cutucou uma ferida nacional das mais vergonhosas. Mostrou também que parte da sociedade brasileira sofre de uma moléstia degenerativa e paralisante: a doença do coração de pedra.

Na íntegra: http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-estar/cristiane-segatto/noticia/2012/05/xuxa-e-doenca-do-coracao-de-pedra.html

Laura Peixoto disse...

”Xuxa, que se conecta com crianças, ajudou-as e a seus pais ao falar de forma tão pessoal de um tema tabu. Haja vista que as denúncias cresceram 30% após seu depoimento. Mas será pouco o ganho se a criança não tiver para quem apelar.” Folha de S.Paulo 26/05/2012
Na íntegra: http://sergyovitro.blogspot.com.br/2012/05/marta-suplicy-xuxa.html

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Tenho pela Laura um respeito enorme, pois reconheço nela uma mulher inteligente, culta e corajosa. No presente caso discordo de sua opinião, vez que para difundir o problema e assim incentivar as denúncias com o que concordo plenamente não seria necessário que essa senhora se expusesse já que por demasiado exposta. Quando ao filme referido eu o vi em Rio Grande já faz alguns anos. Ela e uma figura estranha e para tal lembro-me da sua gerente, protetora ou se lá o que, a tão falada Marlene Matos. A Globo com o alcance que tem poderia fazer uma campanha continuada e séria sem esse “depoimento”. Penso ainda que se a Globo tivesse boa intenção suprimiria de sua grade os vários programas que enchem seus cofres e que são uma verdadeira putaria como o Big Bosta Brasil e outros. Aqui no estado a repetidora da Globo realiza todos os anos a MAIOR FEIRA DE OVELHAS aqui no litoral ao final do veraneio. Que eles denominam de Garota Verão. E há incontáveis papais e mamães que colocam suas crias ali visando engordar a conta bancária. Como classificar a conduta desses gananciosos papais e mamães? Para tal leva dos contribuintes de Capão da Canoa cerca de MEIIO MILHÃO DE REAIS. Por fim, sabe a Laura e sei eu que nesses veículos, seja rádio, jornal ou TV ninguém diz ou escreve o que não seja a vontade dos patrões. Estou errado Laura?
Finalizo lembrando que ao efetuar tal doação ela apenas deixa de entregar à Receita Federal cerca de 6% dos seus rendimentos. Assim sendo efetivamente nada tira de sua conta bancária. E da mesma forma procedem milhares de outros brasileiros muito bem sucedidos.

Anônimo disse...

Enfim, eu concordo plenamente com o Seu Jorge !

Anônimo disse...

Não é que desta vez o Loeffler tem razão?

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Confesso que fiquei surpreso com essas duas manifestações de leitores do blog. No entanto fiquei com uma dúvida, qual seja: concordam com todo o conteúdo ou somente no que disse sobre a Laura que nem mesmo conheço pessoalmente. Podem me esclarecer?

Anônimo disse...

Tb Concordo com o Jorge Loeffler sobre todo o conteúdo e sobre a Laura.

Primo Anônimo disse...

"...não seria necessário que essa senhora se expusesse já que por demasiado exposta..."
"...como classificar a conduta desses gananciosos papais e mamães?..."
"...lembrando que ao efetuar tal doação ela apenas deixa de entregar à Receita Federal cerca de 6% dos seus rendimentos."
Por aí Salve Jorge !
Hoje recebi um e-mail com imagens da pobre vítima, em filmes da Xoxa pra Grandinhos. Ela agarrada pelada em um piá recém desmamado não coloca ela no inferno, mas também, atrapalha um pouco suas pretensões em ser alçada aos céus.