quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO CHÃO


Desde sábado passado, a casa histórica onde foi filmada “A Paixão de Jacobina”, (2002) em Tamanduá, distrito de Marques de Souza, está caindo:  a falta de investimento na conservação provocou o desmoronamento.

Durante muitos anos, o imóvel foi sede da cooperativa agrícola de Tamanduá. Após a falência da cooperativa, o prédio foi a leilão.

O imóvel de 240 metros quadrados fica em um terreno de 8,9 mil metros quadrados. Ambos foram comprados pelo agricultor Nilson Cavaleti, 43 anos, em 2002. Neste mesmo ano, o imóvel foi tombado como patrimônio histórico municipal, junto com outras duas casas da localidade. 

— Eu comecei a negociar a compra do prédio antes do tombamento. Minha ideia era demolir a casa e construir uma agroindústria. Quando tombaram, fiquei de mãos amarradas e não tive dinheiro para conservar o prédio — justifica Cavaleti.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Jurandir Brenner, admite que também houve falha por parte do poder público:

— Nunca fizemos nada para captar recursos ou realizar projetos para conservar o prédio. Foi um erro coletivo, mas também é difícil para um município pequeno como o nosso conseguir recursos para isto.

Cavaleti,  espera a  derrubada de toda a casa para aproveitar o terreno. Não há intenção de vender o espaço.

Nenhum comentário: