terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DIA DO PROFESSOR EM CUBA

 “O dia do educador tem sido sempre uma grande festa em todas as escolas cubanas...

A "qualidade da educação cubana" que muitas pessoas no mundo têm levantado  é uma miragem que não conseguiu continuar para além dos anos oitenta.

... quando o subsídio soviético foi cortado, escolas de todo o país entraram em uma profunda crise que ainda não se recuperou. 
Uma crise que não só inclui a deterioração física das instalações e salas de aula, mas também a perda da qualidade do ensino e da ética de desvalorização e educação moral.

No coração do problema: o professor, que deixou de ser um profissional respeitado, está nos últimos degraus da escala profissional.

Excesso de ideologia, maniqueísmo ilustrando a história nacional, o corte de criatividade e pensamento crítico, estão inscritos entre as muitas características negativas que mostram educação cubana hoje. 

Mas apesar de tudo isso, ainda há professores que se destacam em seus claustros para realizar seu trabalho com dedicação e excelência.

 Educadores que são, apesar dos baixos salários, da mediocridade de material, do colapso circundante e da intrusão da política em seu trabalho, eles não perderam o desejo de ensinar.”
YOANI SÁNCHEZ

Nenhum comentário: