quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PLANO DE CULTURA PARA LAJEADO

foto de Rodrigo Sander

Hoje de manhã, no Parque Histórico, no Alto do Parque, um café com a imprensa oficial e convidados, 30 pessoas, onde o Secretário de Cultura, Duda Gomes, apresentou o seu Plano Municipal de Cultura para Lajeado por dez anos:de  2013 a 2023. Contou com a presença do prefeito Luis Fernando que destacou o respeito a diversidade cultural.

Já Duda situou a cultura em Lajeado como “caótica” e que o município está 20 anos atrasado, pois até aqui não eram criados projetos para buscar recursos dos governos estadual e federal.

Conforme entrevista a Radio Independente, Duda Gomes traz Neguinho da Beija-flor e componentes da bateria da escola para comemorar em Lajeado o lançamento de um plano de revitalização permanente do carnaval da cidade. 

Diz  o secretario que nesse plano consta um intercambio com os artistas de Lajeado, uma oportunidade para passarem três dias nos barracões da Beija-flor aprendendo tudo que reverta para um bom carnaval por aqui. 

A SECULTUR deve distribuir kits de  instrumentos musicais para nossas escolas de samba, montar um barracão para  elas e criar um sambódromo: “Um plano ousado, de médio e longo prazo” – disse o secretario.

Duda informa que cem mil reais do orçamento do estado já foi aprovado para a gravação de um dvd ao vivo da Oclaje elos seus 25 anos, a ser realizado em maio, na Univates, com a participação do musico gaúcho Serginho Moah.

Então, aguardar até dia dia 9 de março, no Parque dos Dick, pelo cantor Neguinho da Beija-Flor, que faz parte do projeto “Orquestra, canto coral e escolas de samba do carnaval – Muamba em Concerto 2013”.

* Esse é o probrema da mídia alternativa: sempre esnobada, sempre perde os cafés...

Na íntegra: http://www.independente.com.br/player.php?cod=32453#.UP_nVrCBiS4.facebook

10 comentários:

Anônimo disse...

Baby
Se cultura fosse bom, não precisava do governo.

Anônimo disse...

O rapaz chegou animado, e deve ser bom de lábia também, a Laura já tá ansiosa prá ver o neguinho da beija-flor...agora planejar 2023 já é exagero.

Anônimo disse...

Maravilha Lajeado ter entre suas prioridades um sambódrome, grandes escolas de samba, que alegrarão o povo durante todo o ano. Vem ao encontro da formação étnica, costumes, gostos da maioria da população. O Rio que se cuide!

Anônimo disse...

Saudades dos carnavais na Julio, onde era um ambiente familiar, alegre, descontraído, saudades do bloco dos palhaços, do carro que "explodia", do Aldino vestido de Popaye em cima de um caíco, saudades desse tempo que não volta mais. Quanto a escolas de samba do Rio e outras coisas, deixem isso lá para eles, vamos valorizar o que o nosso, nossas coisas.

Anônimo disse...

O Rapaz está confundindo cultura local com cultura fora da nossa realidade!Que saudade da Dona Dinora Feldens! Ela sim, entendia a linguagem,os costumes,as tradições legítimas da nossa cidade e região.O trabalho começava nos bairros, nas escolas, levando teatro e música para os pequenos, evitando assim ou amenizando as influências escrotas de culturas de outros rincões.Aliás, falsas culturas, enfiadas "guela abaixo" pelos poderosos meios de comunicação.Em fim...vamos esperar mais 4 anos...paciência gente!!!

Anônimo disse...

Nego da Beija Flor? e do dinheiro do povo lajeadense!!! Que dupla! Ver grandiosidade no bolso da companheirada!! O carna é em Lajeado e não vale nada importar cultura carioca, Bolsa treinamento no RIO, sambódromo... é muita babaquisse e por aqui sem cultura local!! Muita conversa e lucros para alguns companheiros!

Anônimo disse...

E continua pão e circo pra disfarçar a enganação!

Anônimo disse...

Em lajeado e regiãom tem quem entende mais que Nego da Beija a mão da Prefa!kkk É molhar a mão de estrangeiros, pra tirar onda de que entendem mais que muitos por aqui mesmo! Mas de fora é bom e é só vim pegar a grana e dizer ou fazer o que muitos daqui mesmo tem curso superior nesse quisito, é querer botar dim dim no bolso! Como disse o amigo, agora o Duda e companheirada vão encher os bolsos ou a guaiaca!

Anônimo disse...

Planejamento de 10 anos, os idiotas perderam mesmo a modéstia.

Anônimo disse...

Está aí um post pra printar e guardar.