segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EMAIL DE CONVOCAÇÃO: GUSTAVO ADOLFO


@ “Na sexta-feira de manhã quando começaram a colocar o "monumento"(portão) para fechar a rua, fui até onde estava o senhor Edson Wiethölter, diretor do colégio, e lhe perguntei sobre o fechamento da rua e ele me respondeu que não foi ele que conseguiu isso ou que fez isso, ele negou tudo e jogou a culpa na comunidade (IECLB), pergunto então, quem era a pessoa que foi até o conselho municipal de trânsito, quem foi que assinou o pedido, quem foi na reunião da associação de moradores, quem foi essa pessoa?

A propósito, na reunião da associação de moradores o senhor Edson contou a vida dele e a do colégio e não explicou nada sobre o assunto ao qual ele foi convidado.

Lembrando mais uma vez que a atual presidenta da associação não sabia de nada, ficou surpresa quando lhe mostrei o que havia sido feito.

O presidente anterior da associação era o senhor Carlos Kaiser, mas este sabia de tudo e deu o "OK", mas não repassou nada para sua diretoria e não tem ata sobre esse assunto, por que a secretária da diretoria dele é a atual presidenta, portanto ela não sabia e muito menos os moradores foram comunicados pelo presidente do bairro.

Não sei se vão ter coragem de colocar o outro portão depois do que aconteceu sexta no final da tarde, com a presença da brigada militar, os guardas municipais, só não veio o senhor Edson Wiethölter,  isso não vai parar por aí, vamos lutar até o fim pelos nossos direitos.

 POR TUDO ISSO CONVIDO A TODOS, MORADORES OU NÃO, REVOLTADOS COM ESTÁ SITUAÇÃO PARA UNIRMOS FORÇAS EM UMA MANIFESTAÇÃO PACIFICA E POPULAR.

ESTEJAM AQUI NA FRENTE DOS PORTÕES QUE CERCAM A VIA, SEGUNDA-FEIRA 21/01/13, A PARTIR DAS 18:00!!!” Jair Zang

Foto de Eduardo Costa

ATUALIZANDO...
Agora no final de tarde, cerca de 90 moradores contrario ao bloqueio da rua Comandante Wagner esquina Miguel Tostes se reuniram para protestar contra a atitude do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo.
 Lauro Schneider, que reside ha 40 anos nas proximidades, analisa: "Essa atitude da escola abre um precedente. Por motivo qualquer outros terão direito de reivindicar também o bloqueio de sua rua. E o direito de ir e vir? Onde estava a Associação de Moradores nessa hora? Um colégio particular teria essa força toda? E a calçada? Pode continuar aberta para a passagem dos moradores.

Nadir, que não quis se identificar, disse que tem problemas nas pernas. Agora, para pegar o ônibus, deve caminhar mais duas quadras.
Noeli, também moradora antiga do bairro, cujo filho estudou na escola, considera um absurdo: "É uma vergonha para nós. Um bem público interrompido com apoio dos vereadores. Ninguém passou lista para fechar. Pelo contrario, passaram lista para não fechar a rua."
A vizinhança indignada: "Na hora do culto vão abrir o portão?" "O colégio fez a parte dele: pediu e ganhou. A culpa é dos vereadores." "Porque nenhum vereador apareceu hoje?  Depois dessa trairagem precisavam vir aqui limpar a cagada deles."
"O diretor disse na Radio Independente que foi uma  vizinha quem deu a ideia. A vizinha? Uma ex-diretora." "Os eleitores do São Cri querem saber quais os vereadores que votaram a favor dessa lei que permitiu  fechar a rua." " E quem pagou o calçamento, como fica? Pagou para o colégio?" " E se a rua depois for usada para aumentar o prédio da escola?"
 Nilce Koefender, atual presidente da Associação dos Moradores era uma das mais angustiadas. Na época da votação da lei que permitiu o fechamento da rua era a secretaria de Carlos Kayser,  o presidente da Associação. Nilce garantiu que não sabia desse projeto. Com uma folha de ofício na mão mostrou que a lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2011. Mostrou a participação do ex- coordenador de transito em Lajeado,  Luis Felipe  Finkler, que ficou de estudar o caso e dar parecer. Nilce garantiu que todos os vereadores assinaram a Lei. TODOS.
 Jair Zang confirmou que em abril de 2012 foi protocolado um abaixo-assinado com 260 assinaturas contra o bloqueio da rua. A partir de agora a ação vai contar com apoio de advogados.
Entre as arvores, um funcionário da escola flagrado filmando o movimento, deixou os moradores mais revoltados.
"Isso até parece coisa de nazista!" - disse um. "Assim Hitler começou, cerceando a liberdade,  espionando..." - arrematou outro. Os ânimos exaltados, os gritos, causaram incomodo a quem se escondia dentro da escola...
...porque logo a Brigada Militar foi acionada. Um morador não hesitou: "Essa é a que bate..."
Entre palmas e cantorias o pessoal foi entrando na rua Comandante Wagner.
Rua que não pertence mais aos moradores do bairro São Cristovão.

"Se esta rua, se esta rua fosse minha,
eu mandava, eu mandava ladrilhar,
com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
para o povo, para o povo passar..."
A  blogueira encontrou apenas uma pessoa contraria a manifestação e à favor do fechamento da rua: Ademir Heissler, irmão do atual Secretario Geral de Governo de Lajeado, Auri:
"Grande coisa! Se é para o bem dos alunos o que eles querem?"

Eles querem a rua aberta novamente.
Cumprindo o direito de ir e vir. 
Apenas isso.
Por telefone, Jair Zang conta que o vereador Sergio Knipoff compareceu a manifestação e explicou a situação, na época da votação na Câmara de Vereadores, lotada com pais, professores e alunos da escola. A pressão foi grande e ele se viu obrigado a retirar o pedido de vistas. Mesmo assim foi aplaudido.


Perdi essa parte, mas Eduardo Costa flagrou o momento.
Para Zang, o próximo passo é o Ministério Público.
Até lá, portões na rua, cerrados.

33 comentários:

Anônimo disse...

Se a rua tivesse prolongamento, tivesse continuidade, inclusive para o lado da Miguel Tostes para Woschintog Luis, até acho que seria prejudicial, agora uma rua de 3 quadras, fechar uma no início, então nada haver, que palhacada. Não muda nada e é capaz de valorizar aqueles imóveis.

Anônimo disse...

A rua liga a miguel tostes à rua liberato salzano vieira da cunha. A pessoa que fez o comentário acima não se importa com nada, vai lá na prefeitura e pede pra fechar a rua de acesso pra sua casa e aí voltamos a conversar.

Anônimo disse...

Tá fácil fechar rua em lajeado, com uma conversinha e um teatrinho se resolve tudo e vai na câmera faz uma pequena pressão e os vereadores te dão a rua. Pronto e aí é só mandar fazer os portões e colocar e está fechado a rua. Parabéns ao diretor e a pessoa que sugeriu o fechamento.

Anônimo disse...

Agora vamos incentivar o CEAT a pedir o fechamento da Bento, o STR, o fechamento da Cap. Leopoldo Heineck, a empresa Gisamar também terá direito, vamos lá.

Anônimo disse...

Os moradores estão profundamente decepcionados com está atitude que o colégio tomou. Impôs a sua vontade em cima dos moradores.

Anônimo disse...

Como o Sérgio disse hoje de manhã no programa do Paulo Rogério, não é questão de segurança e sim de uma via PÚBLICA e o fato poderia ser resolvido de outra forma. E tem várias soluções basta querer.

Anônimo disse...

Haha sei...

Anônimo disse...

Deixaram o poder econômico tomar conta da cidade, passaram por cima da lei orgânica que rege município. Parabéns a administração passada e vereadores, é simplesmente vergonhoso e o pior é que ninguém desses vereadores se manifesta e ainda por cima riem do povo.

Jeferson disse...

Estou aqui no local. São 18.30h e tem meia-dúzia de gato pingado "potrestando". Parece uma piada.

Conclusão: a grande maioria dos moradores tá cagando para a rua.

Anônimo disse...

Duas fotos do kniphof num dia só, eita assessoria de imprensa boa essa!
Não estava lá mas imagino o teor da fala do edil, que votou a favor do fechamento, mas deve ter dito que a culpa é dos outros, e que ele ajudaria a construir uma solução...subestimam a inteligência popular!

Anônimo disse...

Ao amigo do comentário acima, por que não parou e ajudou na manifestação, sim por que, você também tem o direito de ir e vir e o colégio lhe tirou isso.

Anônimo disse...

Áh bom, então tá tudo explicado, o kniphof ficou com medinho da comunidade escolar...

Anônimo disse...

"queriam saber quais vereadores votaram a favor"? que bando de mal informados, foram TODOS! Agora o troféu cara-de-pau vai pro Knipof.

Anônimo disse...

Uma sugestão! A impressa passar nas duas quadras que restaram e conversar com cada morador individualmente, se surpreenderão, a maioria é a favor do fechamento, mais segurança para os alunos e para os moradores, menos circulação de veículos.
O problema são duas barraqueiras, e um catador de cachorro...

Dani disse...

A Nadir fala em ônibus, que ônibus, ja nem pssava mais por causa de uma carreta que ocupa mais da metade da largura da rua. Liguem pro Ereno Door e perguntem porque não passava mais lá.

Anônimo disse...

O Serginho se queimando com a Comunidade Evangélica e Comunidade Escolar, em detrimento de 1/2 dúzia, é Serginho! Passa de casa em casa, sozinho, converse com cada morador.

Anônimo disse...

Varal da Laura, o blog que dá voz ao povo!

Anônimo disse...

Então, para que plano diretor, planejamento? Gente, é VIA PÚBLICA, onde as pessoas tem direito constitucional de IR E VIR. E se a moda pega?

Anônimo disse...

Conferi de perto as assinaturas dos moradores que não queriam que fosse aprovado este projeto, em Setembro de 2012. Na época divulguei em meu blog e fui a favor desses moradores, como ainda sou!
Fui detonada nas redes sociais por estar do lado dessas pessoas e não do lado dos "riquinhos" que não precisam de ônibus para se deslocarem. Infelizmente a "burguesia" venceu mais uma. Falha dessa Antiga Gestão, esperamos que isso mude!

Ah o ônibus não estava mais circulando nesta Rua que foi fechada, porque a empresa já sabia que a rua seria concedida para a Escola. Essa é a verdade, antes de alguns falarem porcarias aqui.
NA MINHA OPINIÃO, OS QUE PAGAM A MENSALIDADE NESTA ESCOLA, SÃO TÃO VÍTIMAS QUANTO A SOCIEDADE, PORQUE APOIAM ESTA AÇÃO VERGONHOSA, SENDO QUE ESSA ESCOLA DEVERIA TER RECURSOS PRÓPRIOS E NÃO DEPENDER DA PREFEITURA!
E ASSIM, nossas Escolas Municipais estão um caos, e as particulares infelizmente foram beneficiadas, isso é um absurdo! Só em Lajeado mesmo!

Anônimo disse...

Ah a maioria dos moradores não é a favor do fechamento da Rua.
Sei porque eu visitei muiiitas casas em Setembro e conversei sobre este assunto!
Essa é a verdade, que alguns aqui querem esconder!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a todos os manifestantes, pois devem ser os mesmos que protestaram semana passada quanto ao fechamento da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo-Infantil). Afinal, uma via pública vale muito mais do que a vida de centenas de crianças... Pensem nisso

Anônimo disse...

A pessoa ou as duas pessoas acima, que fizeram esse comentário infeliz, e se são quem imagino que são, ajudaram a fazer isso o que está acontecendo aqui no bairro, foram coniventes e traíram os moradores e seus vizinhos.

Anônimo disse...

Quem ligou para a empresa tirar o ônibus, segundo relato de um funcionário, foi Luiz Felipe Finkler, pedindo para tirar parte da linha por que a rua seria fechada, foi tudo verbal.

Anônimo disse...

"Agora no final de tarde, cerca de 90 moradores contrario ao bloqueio da rua Comandante Wagner esquina Miguel Tostes se reuniram para protestar contra a atitude do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo."

90 moradores?
Só se for moradores do bairro pois da rua havia apenas 4 moradores. Quase todos os moradores da rua são a favor de fechar a rua pois assim os alunos do colégio estarão mais seguros para passar por ali.
Pessoas que não são da rua e não passam por ali, porque estavam fazendo este protesto?
As propriedades desta rua ficarão mais valorizadas pelo menor tráfego de veículos... veículos e não bitrens!!!!
Como o morador disse, agente sempre muda de lugar o caminhão para não causar incômodos aos moradores.
ele sempre deixa o seu bitrem no mesmo lugar, se sempre mudasse de lugar tudo bem, mas está sempre ali, parado o que é isso minha gente?

Mateus disse...

Gente, um pouco de coerência seria bom...Se a rua fosse longa, ligasse diversas quadras, mas são três quadras, e pequenas quadras, e uma é toda da escola, sendo a primeira quadra, o que muda isso? Pros moradores da rua vai ser muito mais seguro, menos circulação de gente que não mora ali, e pros demais o que afeta diretamente? olhem no mapa e reflitam!
Vamos pensar mais na nossa comunidade e não em si próprios.
O pior é vereador posando de certinho, logo ele que quer ser tão experto. Com tanta inteligência aprovou na pressão é DR.
Dê as costas a comunidade escolar e evangélica, e ouça alguns.
Vocês acham que ele vai resolver?, vai se fazer de ouvidor dos aflitos e depois que não depende só dele.

Anônimo disse...

A pessoa que fez os comentários acima não deveria ter saído de onde veio(roça ou chácara), vindo morar na cidade e ainda por cima comprar um cubículo. Se não querem movimento na rua, se mudem pro interior, o que fazem aqui? Quem sabe se não teve participação no fechamento, antes estava no poder e agora...

Anônimo disse...

Pra pessoa do comentário acima, também seria bom um pouco mais de vergonha..........

Anônimo disse...

Vereadores pressionados??? Pena q esta pressão não funcionou quando votaram o seu aumento de salário!!!

Anônimo disse...

Que circo, dois ou três da rua fazendo barraco e ameaçando e coagindo os demais moradores, aos gritos, não se consegue nada, e muito menos com ameáças.
Vocês imaginaram a escola e a comunidade evangélica convocando a comunidade para apoia-los onde vai parar, quem vai ganhar?

Anônimo disse...

Em minha campanha defendi os moradores do bairro que foram contra o fechamento da Rua, fui até a prefeitura na época e questionei o setor responsável e não quiseram dar detalhes, dizendo que o projeto estava aguardando assinatura da Prefeita, já que foi o Zen que assinou na época!
Hoje além desse fechamento da rua, estamos na causa para arrecadar assinaturas para não fecharmos a UTI Pediatrica do HBB, sempre que tivermos fatos em que será necessário escrever e falar o que pensamos e até mesmo pedir a colaboração de outras pessoas, Faremos!

Fica aqui a indignação por 2 coisas que estão na mídia e que a comunidade está lutando para mudar, é o tempo correndo contra a maioria!

Anônimo disse...

Em relação a este comentário:
"A pessoa ou as duas pessoas acima, que fizeram esse comentário infeliz, e se são quem imagino que são, ajudaram a fazer isso o que está acontecendo aqui no bairro, foram coniventes e traíram os moradores e seus vizinhos".
Quis dizer IRONICAMENTE que os que pagam as mensalidades para esta escola são tão vítimas quanto a comunidade que necessita de ônibus.
Resumindo: Enquanto alguns investem na Educação de seus filhos, achando que parte desse investimento irá beneficiar a infra estrutura da Escola, e na realidade esta Escola particular ainda precisa de ajuda da Prefeitura, fica a Pergunta:
- Se tem tanto aluno nesta Escola, o que esta faz com o $$$ que ganha nas mensalidades, pois ganhou também R$ 40.000,00 da Prefeitura, além da concessão da rua.
E os moradores que não tem Condução Própria que se ferrem! É assim que infelizmente muitos pais dos alunos pensam!

Anônimo disse...

Quanta severgonhice !

Osmar Darci Prass disse...

Eu sou o motorista do bitrem, 46 anos de carteira de motorista e profissão. Aposentado, estou trabalhando ainda porque tenho condições de contribuir para o país. Nunca sofri um acidente que resultou danos físicos de trânsito. Moro no bairro desde que as ruas todas não eram pavimentadas e o colégio não existia. Sempre estacionei o caminhão ali. Me sinto um tanto incomodado com a situação pela maneira traiçoeira de que foi conduzido os fatos. Praticamente toda minha família mora no bairro. Não quero a rua fechada e vou lutar para isso.