sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CULTURA GOELA ABAIXO


Vivian Maier, nascida em 1º de fevereiro de 1926, na França. Babá antes de ser fotógrafa. Uma mulher liberal, socialista, de espírito livre e independente para os padrões da época.  Da época dos anos 50. Saiu de Nova York e foi viver em Chicago. Até o fim de sua vida.
Em suas horas de lazer, Vivian tirava  fotos que guardava com cuidado  e longe de olhares  curiosos. Foram mais de cem mil negativos, zelosamente arquivados. “Interessantes momentos  da vida americana, desde a demolição de marcos históricos, da vida invisível da etnia e dos destituídos, bem como alguns dos locais mais queridos de Chicago, todos foram todos meticulosamente catalogados por Vivian Maier.”
Um dia, um dos armários onde Vivian guardava seu material. que incluía documentários caseiros e gravações de áudio, foi leiloado. Para pagar suas dívidas.  Dentro, um  tesouro:  os negativos que Maier secretamente escondera durante anos.

John Maloof foi responsável por divulgar essas imagens bacanas e incríveis em 2007, quando comprou umas das caixas por 400 dólares.
Atualmente, há um projeto de reconstrução e catalogação de todas suas fotografias, mesmo as dispersas e as que foram vendidas em leilões  e John Maloof está no centro deste projeto que já  conseguiu reconstruir 90% do arquivo.

Credita-se ao trabalho de Vivian  o renascimento do interesse de fotógrafos na arte da fotografia de rua.

Bacana, não é? 
Vivian Maier morreu  um dia antes de Maloof descobrir na internet quem era a fotógrafa. Em 21 de abril de 2009.

No facebook tem pagina oficial.


Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Bahhh!
Laura bandida, isto não se faz. Me fazes lembrar que sou mais antigo do que imaginava, pois a “máquina de retratos” que aparece na primeira fotografia (é assim que diz hoje, não?) usei muito tempo. To mesmo “phu...”. Hahahaha...