quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

+1969 * 2009

Estimados leitores, distantes...

Os foguetes já começaram aqui em Lajeado...
Seria uma tentativa de afastar as energias negativas nos céus da cidade?
E pra você? Foi um ano bom? Ruim? Fomos mais felizes? Menos?
O que virá pela frente? Vamos sobreviver à crise? Vamos ser pais? Vamos ser avós?
Vamos nos apaixonar novamente? Vamos abandonar os vícios?
Vamos ser mais pobres ou mais rico? Vamos para o céu ou para o inferno?
Vamos ser menos alienados e mais solidários?
Vamos perdoar?..
Observo que na mídia, o cinqüentenário da Revolução Cubana é louvado... De novo o rol de prós e contras com a previsiva VEJA a salivar sua ira tentando fazer a cabeça de seus leitores. Médicos conhecidos debocham da medicina praticada no país, esquecendo de suas próprias fraudes e limitações. Mas ninguém contesta o índice quase zero de analfabetos. Grande coisa: em Estrela e Teutônia também.

Mas, só Yoani, no seu blog Geração Y, vivendo em Cuba, tem autoridade para desmistificar seu país. Enquanto espera por um cabo submarino que ligará Venezuela a Cuba, para conexões (ou revoluções?) internéticas, Yoani critica o governo de Fidel.

Leia em
http://www.desdecuba.com/generaciony/


Vale pesquisar... Em 2009, muitas outras datas serão lembradas como o cinqüentenário de morte do compositor Heitor Villa-Lobos, autor da belissíma Trenzinho Caipira e Bachianas nº 5.


Outra data marcante que a imprensa brasileira deve explorar em 2009: os “Anos de Chumbo” no Brasil da tortura e horror, do medo e censura. Ano do cínico Emílio Garrastazu Médici e seus slogans “Brasil, ame-o ou deixe-o" ou "Ninguém segura este país".


Assim como vai recordar os 40 anos d’O Pasquim, jornaleco que denunciava e debochava dos subterrâneos do poder por meio de uma impressionante tiragem de 200 mil exemplares, no tempo em que muitos viviam a euforia do “Milagre Econômico”, patrocinador da devastação via Rodovia Transamazônica e da colossal Ponte Rio-Niterói.


É o ano que vamos ouvir falar dos 40 anos de miss Brasil de Vera Fischer; os 40 anos do milésimo gol de Pelé e os 40 anos em que o homem pisou pela primeira vez na lua. O meu avô jurava que era mentira. Dos americanos. Assim como dizia que o Brizola voltaria e seria presidente do país.
1969... Ano em que Roberto Carlos gravou a música "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos", logo após visitar Caetano Veloso no exílio em Londres.

2009 também vai marcar os 40 da peça Hair que trazia um elenco de pelados, entre eles, Sônia Braga. Daquele ano em diante, com ajuda da pílula anticoncepcional disseminada, comportamentos e regras seriam banidas pelos jovens brasileiros, inclusive em Lajeado.
Também acredito que para os cartunistas seja um ano fértil: afinal, 69 ...



Na literatura, o Brasil viverá o centenário da morte de Euclides da Cunha, autor de Os Sertões. E os 20 anos sem Aurélio Buarque, o pai do dicionário Aurelião, e sem o poeta Paulo Leminski (foto). 15 anos sem Tom Jobim... E claro, os dez anos sem João Cabral de Melo Neto, autor de Morte e Vida Severina.


A nação musical vai lembrar os 20 anos sem Nara Leão, sem Raul Seixas, sem Gonzagão, mas em compensação vamos festejar os 80 anos de vida da principal atriz brasileira, Arlette Pinheiro Monteiro Torres, melhor, Fernanda Montenegro.

Muitos para homenagear por conta da vida ou da morte.

E nós - aqui no ó do mundo - vamos lembrar o quê?
Abra todas as janelas e portas de sua casa.
Deixe 2008 se ir com as interrogações e dúvidas.

QUE VENHA 2009
COM TODOS SEUS DESAFIOS.







Da série: CASINHA CORAJOSA ...

Exemplo de recuperação, as antigas casinhas no centro de Lajeado resistem as especulações imobiliárias. Passear por aquela região, observando os casarios traz de volta os bons tempos quando ainda se podia confiar no fio do bigode e no caderninho do armazém...

VARAL DA MADRUGADA DE 2009...

A vida só se compreende
olhando para trás,

mas só se vive
olhando para a frente.

Kierkegaard
filósofo

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

NO DEBÚ DO CTC, OS GURIS DE ESTRELA E LAJEADO...

E N T R E V I S T A

SERGIO KNIPOFF, 51, nasceu em Santa Cruz do Sul, mas se diz filho de Boqueirão do Leão. Médico pediatra, casado com a arquiteta Marta Helena Sieben Peixoto de Oliveira, é pai de Vinícius, Larissa e Serguei.

Aluno do Castelinho em Lajeado, ingressou na Faculdade de Medicina de Passo Fundo em 1975:


“Onde aprendemos a "respeitar" o governo da época. Na faculdade deparei-me com uma "verdade" até então desconhecida. Desde então comecei a atuar na política estudantil, motivado pela indignação, pela revolta frente aos abusos cometidos pelo governo militar. Fui membro da diretoria do Diretório da Medicina por um ano, ano seguinte Presidente da minha turma e no seguinte da diretoria do Diretório Acadêmico por um ano.

Sua experiência política se inicia agora. Antes, foi candidato em 1988 como vice na chapa com Frederico Backes e em 2004 como vice na chapa com Daniel Fontana.

Nas últimas eleições foi o 2º vereador (pt) mais votado de 2008.

Na pesquisa do blog sobre quem deveria assumir a presidência da Câmara, foi o mais votado. Apesar de curtir os resultados, Knipoff alerta:

“É preciso compreender que estas escolhas se fazem no voto em plenário, durante a primeira sessão (a da posse) no dia 31 de dezembro às 19 h, para a qual já convido a todos para se fazer presentes. Confesso que não é uma aspiração pessoal no momento, uma vez que me falta experiência legislativa para assumir o referido cargo, logo de início. No entanto, não vou recuar caso seja necessário, tendo em vista a importância de se iniciar uma nova fase no Legislativo de Lajeado.”

5 X SERGIO KNIPOFF

CÂMARA DE LAJEADO
Início de uma nova fase.


GOVERNO YEDA
Chorão.


GOVERNO LULA
Surpreendente.


GOVERNO CARMEN
Sem rumo.

FUTURO
Desejo de em primeiro lugar, ser o homem família que sempre fui.

Em segundo lugar, ser o amigo que sempre fui.
Em terceiro, ser o pediatra que sempre fui.
E em quarto lugar, procurar ser um bom vereador para esta cidade.



COLEGUINHA,SÔ!

JOSIANE WESCHENFELDER, 26, casada com o jornalista Emílio Rotta, é graduada em Jornalismo pela Unisinos desde 2004. Iniciou na profissão como estagiária no Jornal do Vale. Foi também editora do fanzine Faíska e assessora de imprensa da Associação de Produtores de Leite B do Vale do Taquari. Atuou no Jornal O Informativo do Vale como repórter, editora de Regional e pauteira de Geral. Passou pela redação do jornal NH e há um ano e meio é a correspondente da sucursal da Zero Hora em Lajeado. Em março deste ano completou nove anos de carreira.

TÁ NA PAUTA DA MINHA VIDA
Trabalhar menos e estudar mais. Ter um filho. Fazer mestrado. Fazer pós-graduação em jornalismo literário. Alcançar fluência no inglês. Viajar mais. Ajudar mais o próximo. Quem sabe um dia morar num lugar que tenha praia. Ter outro filho. Não necessariamente nessa ordem heheh....

A MELHOR NOTÍCIA
Considerando que estamos na semana do Natal: “Papai Noel existe, sim”

MATÉRIA POLÊMICA
Pode estar onde você nem imagina. No ano passado, por exemplo, através de uma escola estadual do Vale do Rio Pardo fiquei sabendo que previam a união de turmas para contenção de despesas. Sugeri à minha editora de fazermos um levantamento pra descobrir se isso não estava acontecendo em outras regiões do Estado. E estava. A matéria deu pano pra manga durante quase um semestre: de um lado os apoiadores da Secretaria Estadual de Educação e defensores da economia, de outro, professores e especialistas reclamando que as turmas estavam muito grandes e prejudicando a qualidade do ensino.

EXTRA, EXTRA!
“Se queres escrever este país, aprende primeiro a lê-lo.” Mia Couta (escritor moçambicano)

SE EU NÃO FOSSE JORNALISTA, SERIA...
Professora. Futuramente ainda pretendo conciliar as duas coisas e ser professora universitária.

VISITE:
www.zerohora.com

O MAIS BELO VARAL DO ANO

“É necessário abrir os olhos
e perceber que as coisas boas
estão dentro de nós,
onde os sentimentos
não precisam de motivos
nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento
e aprender sua duração,
pois a vida está nos olhos
de quem sabe ver."

Gabriel Garcia Marquez
escritor


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

E N Q U E T E

E deu o Parque do Engenho como o lugar mais charmoso de Lajeado. (28% dos votos) O passado dessa cidade passa pelo Parque do Engenho e guarda na memória de muitos, boas histórias e lembranças.
Por local mais poético que seja, infelizmente, quando o termômetro sobe, cheira muito mal além de proliferarem mosquitos no laguinho.

Também penso que deveriam contemplar com mais árvores na divisa do Tiro e Caça resguardando a visão da quadrinha infeliz, logo na entrada do clube. E outras mais para impedir o panorama das casas novas que destruíram, com autorização, o verde nas proximidades do caminho ao redor do lago.


O Parque do Engenho recebeu o meu voto.
Lugar mágico, tranquilo e pontuado por referências afetivas.
Votaria no Jardim Botânico (15% dos votos), mas a construção daquele prédio horrendo que terminou com o cenário da mata, onde iniciam as trilhas, também conseguiu terminar com o charme do local.

A beira do Rio? (25% )
Foi o segundo lugar mais votado pelos leitores do blog.
Inacreditável... Com aqueles bares bregas...
Com os paradouros abandonados, que atraindo os craqueiros e gatunos acabam por afastar os usuários da Ciclovia. Falta toda uma repaginação, inclusive um apoio aos casarios antigos. Local onde a cidade praticamente nasceu, merecia um cuidado bem maior.

Praça da Matriz? (1%)
Não sei o que dizer. Sem mistérios, sem arte, com uma arborização mediana, com o quiosque abandonado ... Talvez, a Praça devesse abrigar a Casa do Artesanato do Vale do Taquari. Esta cidade não se diz pólo e metrópole na região?

Casa de Cultura? (0%)
Linda e sem nenhum voto.
Sem um museu bem organizado, sem uma sala que promova exposições bacanas, sem uma sala de música, sem um Café...
Uma Casa de Cultura, internamente, colona. Se não fosse pelo Ateliê de Cerâmica, diria, agonizante.

O Parque Histórico (12%) vale pelo silêncio e verde.
Tenho medo do que vão inventar para torná-lo mais produtivo...
E quanto ao Parque dos Dick (21%), sacaneado pelas enchentes, ainda será preciso esperar que as árvores cresçam e gerem sombras.
Infelizmente, a Prefeitura não se puxou para plantar mais árvores, principalmente junto aos brinquedos.
Lajeado com seus 45º no verão merece.
Aos leitores que votaram, obrigada.


























ADEUS 2008...

No apagar das luzes, o blog completa seu primeiro ano. Alguns fatos e algumas pessoas marcaram o ano: por mediocridade ou pela competência.

O que é uma opinião pessoal?

Nada. Apenas, constatação.

Mas, quando um grupo se une vira contestação...

E aí, talvez seja hora de rever atitudes e conceitos...


ASFALTO COM FINS ELEITORAIS?

DESMATAMENTO NO CEAT...

AUTORIZAÇÕES...
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

DEBATE QUE QUASE TERMINOU
COM AS PRETENSÕES DA PREFEITA

ENCHENTES NO VALE

FILMAGENS
"OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE"
DE ESMIR Fº E ROTEIRO DO LAJEADENSE
ISMAEL CANEPPELE


PALHAÇADA NA CONSTRUÇÃO DA
CÃMARA DE VEREADORES DE LAJEADO

CAMPEÃO MARCEL STÜRMER


A VOLTA POR CIMA DO LAJEADENSE


SHOW DO ANO: YAMANDÚ COSTA
NA QUARTEADA

SUCESSO EMPRESARIAL: EXPOVALE


ESTRELA...

PORTO X FALCATRUAS ELEITORAIS































FLANBOYANS DE ESTRELA

"Os "flans" na Rua Amazonas onde moro
no Bairro dos Estados, aqui em Estrela."

Cassio Fernando


VARAL DA PERIFERIA

"Está se deteriorando a bondade brasileira.
De quinze em quinze minutos,
aumenta o desgaste da nossa delicadeza."
NELSON RODRIGUES
dramaturgo

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

AOS LEITORES...

UMA TRÉGUA
INSPIRAÇÃO
PAZCor do texto

CRISE NATALINA...


VARALZINHO...



"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal..."
Mario Quintana

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

COLEGUINHA, SÔ!

STELLAMARIS, 53, casada, mãe de Rauel, Josias e Mirela, formada em Letras pela Univates e Belas Artes na Fevale em Novo Hamburgo.

Cantora desde os 14, com passagem por vários festivais de música nativista, onde recebeu prêmio de melhor intérprete. Dois cds: Oração a Terra e Caras e Caras do Sul.

Depois de participar de programas de tv foi convidada a fazer um na antiga Rádio Sorriso. É apresentadora e produtora dos programas "Conversa de Mulher (10:00 às 12:00 horas) e Top Light (17:00 às 19:00 horas), na Rádio Transamérica Light, 91,7 FM, em Estrela.



TA NA PAUTA DA MINHA VIDA
Meu maior sonho é levar o meu show de samba e bossa nova para fora do Brasil. Também, continuar apresentando o show nativista para manter a legítima música regionalista gaúcha nos palcos do Brasil, para os mais diversos públicos.


Sonho também em continuar apresentando e produzindo programas de rádio, tendo na programação o melhor da música nacional e internacional sem precisar me preocupar com a parte comercial e ganhando um salário justo por esse trabalho. Acredito que falta pouco. Os meus sonhos estão praticamente realizados, faltam alguns detalhes, pois trabalhar com música e rádio nesta terra não é nada fácil... Só se tu saires do caminho traçado e seguir a massa.... Mas isso não me pertence!


A MELHOR NOTÍCIA
Ainda estou esperando a seguinte manchete:
" Inaugura hoje um centro cultural em Lajeado,com capacidade para 500 pessoas, onde serão apresentados espetáculos musicais e de teatro." Onde artistas da terra terão oportunidade de trabalhar e viver dignamente desse trabalho.

MATÉRIA POLÊMICA
Não engulo quando pegam os políticos corruptos e depois tudo vira pizza. Quando são de longe não me perturbo.... Mas quando acontece aqui na minha cidade, fico indignada, fico muito preocupada com a pouca consciência política dos lajeadenses. A mais polêmica, é claro, foi aquela do sr. Márcio Klaus! Aí tem, pode ter certeza! Amo a minha cidade, sou legítima lajeadense....Mas eles acham que a cidade é propriedade deles.

EXTRA! EXTRA!...
O corte doido das árvores nas dependências do Colégio Alberto Torres de Lajeado.

SE EU NÃO FOSSE JORNALISTA SERIA...
Na verdade, não sou jornalista, eu "estou" jornalista”. Fui professora por 21 anos. Lecionei educação artística e português. Fui alfabetizadora no início da carreira de professora e confesso que foi um tempo de muita satisfação com o resultado do meu trabalho.
Quanto a música, é uma coisa de família. Está no meu sangue, não vivo sem ela. Considero o meu canto uma missão que me foi passada quando vim para esse mundo. Vou seguir cantando até o fim desta minha vida.

VISITE:
http://www.stellamaris.mus.br/



Saudável é transgredir ...

Vem aí um Curso de Poesia para você curtir nas férias, com o poeta gaúcho Ronald Augusto:

Transgressões poéticas

As inscrições estão abertas na livraria-café Palavraria, em Porto Alegre, claro...

Acontece de 06 a 22 de janeiro de 2009, terças e quintas, das 19h às 21h.

Informações & Inscrições com o próprio escritor pelos telefones 3336 2969 e 9948 0569 ou ronaldaugustoc@yahoo.com.br

Ronald Augusto é autor de Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004) e No assoalho duro (2007).

Valor: Cr$ 250,00 à vista ou duas de Cr$ 150,00.


Acesse: www.poesia-pau.blogspot.com

CLIMA NATALINO...


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...


TEMPOS MODERNOS

Na Zero Hora deste domingo, uma participação de nascimento chamou atenção:
duas mães anunciavam o nascimento de sua filha.

Que bom que as coisas mudaram.
Que bom que as pessoas podem se assumir mais felizes e com o carinho dos familiares.

Este ano, o Ministério Público do Acre deu parecer favorável a adoção por um casal formado por duas mulheres, com união estável.

De acordo com o promotor Almir Branco, "o relacionamento homoafetivo é um fato social que se perpetuou através dos séculos... (...)
A união pelo amor é o que caracteriza a entidade familiar e não a diversidade de gêneros.

Há de se considerar que o afeto é a mais pura exteriorização do ser e do viver, de forma que a marginalização das relações mantidas entre pessoas do mesmo sexo constitui forma de privação do direito à vida, em atitude manifestamente preconceituosa e discriminatória.

A família não se define exclusivamente em razão do vínculo entre um homem e uma mulher ou da convivência dos ascendentes com seus descendentes.
Também pessoas do mesmo sexo ou de sexos diferentes, ligadas por laços afetivos, sem conotação sexual, merecem ser reconhecidas como entidades familiares.”

Enfim, o ar parece menos rançoso.

Varal de véspera...


“Não, minha filha, não escreve mais.
Há muito de razão
e muito de sem razão nos teus comentários...
mas não vale a pena.
Não escreve mais.”
Getulio Vargas para a filha Alzira

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

GALERIA (DES) VIRTUAL


BIER nasceu em Santa Maria da Boca do Monte.
É jornalista, especialista em Educação e Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Criador do teuto mais engraçado do estado: Alemão Blau.
Orienta cursos e oficinas de humor gráfico, publica em jornais de Porto Alegre e do interior.
Breve lança o livro de poesias “Serenata para uma Janela Fechada”, pela Editora Nova Roma.

Nas suas próprias palavras:

Augusto Franke Bier, ou Augusto Bier, ou Otsugua Reib, ou Bier mesmo.
Na ficha policial todos os nomes remetem ao mesmo cara.
Que sou mais ou menos eu, trajado com as vestes indecentes da decência. Pelo menos enquanto não houver ninguém olhando.
Os desenhos, todavia, são mais estáveis. E, o que é pior, sem volta e passíveis de novos processos (Já foram cinco). Eis aí alguns cartuns, em poucas páginas de muitas intenções. Ria se conseguir, chore se for capaz.
No meio desses extremos, o riso brinca de roda com a revelação.
E, para provar que de fato existo, declaro que vim ao mundo num hospital de Santa Maria, fui domesticado (há controvérsias!) em Santo Ângelo, passei rapidamente por um internato de São Leopoldo, saí graduado em jornalismo pela PUCRS, em 1985, percorri uma pós em Educação na Unijuí, entre 1992 e 1993, e encerrei um mestrado em Comunicação e Informação na UFRGS, em 2002. O que coincidiu com minha passagem pela direção do Museu de Comunicação Hipólito da Costa.
O reconhecimento das “otoridades” pelo acervo da casa – repleto de charges históricas! - foi como procurar um soneto de Shakespeare numa bula de purgante.
Para mostrar que ainda tenho cabeça dura, atuo na assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Por outro lado, levantei alguns prêmios de humor no Brasil e fora dele. Junto com outros parceiros do ramo fiz algumas viagens ao exterior, representando o país como cartunista de amostra.
Fora isso tem muito mais, só que aí vou ficar mais chato ainda.”

VARAL DA RESSACA...

"Não há comparações
entre o que se perde por fracassar
e o que se perde por não tentar."
(desconhecido)

sábado, 20 de dezembro de 2008

HOUVE UMA VEZ UM PASSADO...

Arquivo José Victor Thomé cedido por Ricardo Hoeper Fº
CENTRO DE LAJEADO NOS ANOS 70...

3ª VIERFEST

Os Vier de Estrela, do tronco Francisco e Anna Elídia, reúnem-se pela terceira vez, hoje, mas em Lajeado. Na organização Maio Zart e Teta Schwbach. Encontro com direito a churrasco e ceva, futebol colorados x gremista, benção e momento sarau...

CARTÃO DE NATAL ...

...da Secretaria do Meio Ambiente.

UNGIDOS PELO POVO

Ontem, os dez vereadores eleitos receberam o diploma para quatro anos.
A cerimônia foi conduzida pela juíza eleitoral Nara Cristina Saraiva e pelo promotor Pedro Rui da Fontoura Porto.

Pouca gente prestigiou. Afinal, foram prefeitos, vices e vereadores de oito cidades: Lajeado, Canudos do Vale, Forquetinha, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Progresso, Cruzeiro do Sul e Sério.

Antônio de Castro Schefer (ptb), sem fatiota, depois se ferrou; Sérgio Kniphoff (pt),liderando a enquete desse blog para presidente da Câmara; Mozart Lopes (pp), sobrinho dileto da Carmen, Círio Schneider (pp), Lorival Silveira (pp), Ito Lanius (psdb),que esperamos não trair seus eleitores e se bandear para uma secretaria, Delmar Portz (psdb), Eloede Conzatti (pt), Paulo Tori (pdt) e Biluca Vanzin (pmdb).

Posse, posse mesmo, só no dia 31, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.