segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

GALERIA (DES) VIRTUAL


BIER nasceu em Santa Maria da Boca do Monte.
É jornalista, especialista em Educação e Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Criador do teuto mais engraçado do estado: Alemão Blau.
Orienta cursos e oficinas de humor gráfico, publica em jornais de Porto Alegre e do interior.
Breve lança o livro de poesias “Serenata para uma Janela Fechada”, pela Editora Nova Roma.

Nas suas próprias palavras:

Augusto Franke Bier, ou Augusto Bier, ou Otsugua Reib, ou Bier mesmo.
Na ficha policial todos os nomes remetem ao mesmo cara.
Que sou mais ou menos eu, trajado com as vestes indecentes da decência. Pelo menos enquanto não houver ninguém olhando.
Os desenhos, todavia, são mais estáveis. E, o que é pior, sem volta e passíveis de novos processos (Já foram cinco). Eis aí alguns cartuns, em poucas páginas de muitas intenções. Ria se conseguir, chore se for capaz.
No meio desses extremos, o riso brinca de roda com a revelação.
E, para provar que de fato existo, declaro que vim ao mundo num hospital de Santa Maria, fui domesticado (há controvérsias!) em Santo Ângelo, passei rapidamente por um internato de São Leopoldo, saí graduado em jornalismo pela PUCRS, em 1985, percorri uma pós em Educação na Unijuí, entre 1992 e 1993, e encerrei um mestrado em Comunicação e Informação na UFRGS, em 2002. O que coincidiu com minha passagem pela direção do Museu de Comunicação Hipólito da Costa.
O reconhecimento das “otoridades” pelo acervo da casa – repleto de charges históricas! - foi como procurar um soneto de Shakespeare numa bula de purgante.
Para mostrar que ainda tenho cabeça dura, atuo na assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Por outro lado, levantei alguns prêmios de humor no Brasil e fora dele. Junto com outros parceiros do ramo fiz algumas viagens ao exterior, representando o país como cartunista de amostra.
Fora isso tem muito mais, só que aí vou ficar mais chato ainda.”

Nenhum comentário: