terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PROF. DICK

Leio no Obituário da Zero Hora, que morreu nessa segunda-feira, o ex-reitor da UFRGS, Tuiskon Dick, 81 anos.

Nascido em Lajeado em 1927, médico e químico, foi um dos fundadores do Dep. de Bioquímica da universidade federal.

Da mesma família Dick que doou a casa da esquina da Bento para o Colégio Alberto Torres. Da mesma família que deu nome ao Parque dos Dick.

Lembro que na época que a escola arrasou com o bosque de sua antiga casa, alguém sugeriu entrar em contato com o professor para saber de suas impressões.
Ou com dona Gudrun, que mora na Alemanha.


Não fiz. O que poderiam dizer depois de tudo destruído?
A ironia é que o prof. Dick foi o criador do Centro de Ecologia da Ufrgs.

O enterro foi hoje às 10h, em Porto Alegre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma das únicas exigências da família ao fazer as doações, foi que as árvores fossem preservadas.
Acho que o Prof. morreu de desgosto...

Roberto Ruschel disse...

Tinha uns 14 anos e diariamente passava pelo professor Dick (acho que era pai do Tuiskon) Gerente da Caixa Economica Estadual. Na época ficava onde hoje é a Gráfica Cometa, na esquina da Júlio com a Marechal Deodoro. Eu trabalhava na Casa Born, como office boy e ia ao Correio que ficava na esquina oposta. Certa vez o Prof. Dick me parou e perguntou quem eu era; respondi filho do Plinio Ruschel. Ah, conheço teu pai, mas me responda uma coisa; gostas de chupar cana; SIM. Por onde você começa; pelos gomos de cima. Porquê? São amargos e a medida que desço vão ficando mais doce. Muito bem disse êle. Guarda isto como um exemplo de conduta para a tua vida, pois as pessoas que nascem em berço esplendido, cercados de doçuras, sem obstáculos por vencer, sem disciplina, logo, logo irão trilhar caminhos perigosos a procura de doçuras proibidas. Vejam que em 1964 o Professor Dick já antevia o que estava para acontecer.