sábado, 27 de junho de 2009

“ALGUMAS COISAS QUE APRENDI COM JOHN SARNO”

Professor de Medicina Clínica de Reabilitação na Universidade de Medicina de Nova Iorque, o médico John Sarno defende um diagnóstico que chamou de Síndrome da Tensão Miosite (TMS), doença psicossomática que causa dores crônicas nas costas, membros, pescoço, fibromialgias e que não é aliviada por tratamentos médico, dito normais.

Ou seja, a maioria das nossas dores tem origem psicológica, tem origem em emoções negativas acumuladas desde a infância, acrescentadas a fatores de stress e auto-pressões sociais que a gente se impõe quando adulto.

O que causa dor é a nossa desordem interna.

Dr. Sarno também sabe que nos Estados Unidos, 99,99% dos colegas médicos não validam esse diagnóstico...
Enquanto isso, um dos seus três livros, o que trata da conexão mente-corpo e dores psicossomáticas já vendeu mais de 150 mil exemplares no país.

Para Dr. Sarno “o autoconhecimento é a penicilina”.

Fonte:
http://www.medscape.com/viewarticle/478840 e
http://www.medscape.com/viewarticle/478852

Talvez nada seja novidade para os leitores deste blog, mas o correspondente da Globo, Jorge Pontual, entrevistou o médico e listou as dicas assimiladas no seu blog:


1 - Eu crio dores crônicas e outros sintomas físicos para não enfrentar a dor emocional.

2 - Tomar consciência disso (a cada dia, cada momento) é o primeiro passo para aliviar a dor crônica.

3 - Ao longo da vida fui enchendo meu reservatório inconsciente de mágoa, raiva, ressentimento, medo, insegurança, vergonha, alimentando uma dor emocional que a mente consciente evita enfrentar a qualquer preço, a ponto de fabricar “doenças”.

4 - Novos dissabores e estresses podem fazer esse reservatório transbordar.

5 - Eu posso mudar minha atitude diante da vida e parar de encher esse reservatório de mágoa.

6 - Aceitar a dor como algo natural e humano, em vez de lutar contra ela - ou anestesiá-la - permite que ela aos poucos diminua e vá embora.

7 - Não adianta tratar os sintomas físicos com remédios, fisioterapias, cirurgias, clínicas da dor, porque minha mente vai continuar criando outros sintomas.

8 - Me aceitar como eu sou, me conhecer melhor, dividir com os outros minhas emoções mais profundas é o caminho.

9 - Boa alimentação, exercício vigoroso e assíduo, parar com hábitos auto-destrutivos como o abuso de álcool, drogas, cigarro, escolher a saúde. Chega de doença.

10 - Ser grato por estar vivo, ajudar os outros no que for possível, pedir a Deus serenidade pra aceitar o que não posso mudar, e coragem para mudar o que posso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Post Laura

prevenção e auto disciplina é tudo prá se ter boa saúde...:

"9 - Boa alimentação, exercício vigoroso e assíduo, parar com hábitos auto-destrutivos como o abuso de álcool, drogas, cigarro, escolher a saúde. Chega de doença.

Essa é a chave prá ficar tudo de bom com a saúde...
Resto é resto...

mesquitarenata disse...

caramba! acabei de ver essa entrevista, peguei pela metade...vim pesquisar e "cai" aqui! boa ediçao!
adorei esse tal sarno, john!
hasta sra.lavadeira! ;)
boa lista de filmes!
.
.
.

Laura Peixoto disse...

Valeu Renata! Valeu Anônimo!

Tenho uma boa entrevista com dr. Sarno, traduzida. SE alguem tem interesse, favor entrar em contato:
laurapeixe@gmail.com.