quinta-feira, 18 de junho de 2009

GAROPABA: O QUE TE AGUARDA?

Photo by Ilton Saffer

A Garopaba do passado era a prainha onde os manezinhos vinham ao entardecer, com suas violinhas de madeira e chapéu de palha, tocar “Fuscão Preto” para a gente…

"Fuscão preto você é feito de aço


Fez o meu peito em pedaço


E também aprendeu matar


Fuscão preto com o seu ronco maldito


Meu castelo tão bonito


Você fez desmoronar…"



Garopaba ou “Enseada dos Barcos” perdeu todo seu ar bucólico e poético - uma tristeza. E ambientalmente regrediu muito, ela que se considera líder em preservação ambiental. É só olhar para os seus morros...


Nesse último feriado percebi, inconformada, que terminaram com a ciclovia que se prolongava da entrada da cidade até a beira do mar. Conforme moradores que esboçaram um protesto, a prefeitura agiu na calada da noite...

Arquivo pessoal



Por outro lado, a festa de Santo Antonio na praça lembrou um pouco as velhas quermesses do interior e promoveu até um desfile de autênticos carros de boi com roda de madeira. Mais de 50 passaram pelo asfalto, com seu ranger característico como se lamentassem a visão progressista de uns... Quero pensar assim, enquanto os padres e a prefeitura deixam se deteriorar a igrejinha, cartão postal da antiga vila.


Arquivo Pessoal








Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura fez 30 anos na temporada passada que estive no acampamento Baleia Branca em Porto Belo. O Christian então com poucos meses, hoje um guarda roupa de 100 quilos distribuídos em músculos. Aquele era um lugar aprazível. No final da tarde fazíamos muita força ajudando a retirar do mar as redes dos pescadores. Ali vinham os Baiacus e o peixe voador. Peixe este que meu pai descrevia para mim e meu mano, o Henrique, que acompanhava o navio em que ele era marinheiro e toda vez que eram projetos restos da cozinha o mesmo empreendia seu vôo, pegando o que havia de melhor dentre dito material. Aquele Porto Belo com suas praias paradisíacas, como Meu Cantinho, Canto Grande, Zimbros, Bombas, Bombinhas etc. já não existe. Está tudo tomado pelas merdas dos tais espigões. Por SC há ainda um lugar que me agrada. É Barra Velha do Itapocú, onde se encontrava com o mar o Rio Itapocú. Como o rio mudou sua foz, ficou o lugar conhecido somente como Barra Velha. Ali na beira mar ainda não há espigões. Ainda se pode passar uma temporada.