sábado, 27 de junho de 2009

QUILOMBOS

A história do Brasil passa pelos quilombos: refúgios, de difícil acesso, para os negros que fugiam da escravidão.

O Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica da Universidade de Brasília mapeou as comunidades quilombolas espalhadas por todas as regiões do país.

Agora, os blogues estão divulgando que o Partido dos Democratas (DEM) entrou com uma ação de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra o Decreto 4887/2003 que regulariza os quilombos no país e que chegam a 5 mil comunidades no Brasil.

De acordo com Onir Araújo, integrante do Movimento Negro Unificado, os redutos negros vivem um momento de ataque e repressão, especialmente por parte da União e de deputados da bancada ruralista.

Além das mortes de lideranças no Quilombo dos Alpes, em Porto Alegre, Onir alerta para a ofensiva das empresas de celulose em vários quilombos do país:

“Nós sabemos de caso de grileiros em comunidades em todo o país, na grande maioria ligados aos interesses das grandes empresas de papel e celulose.” Ouso dizer, com a complacência da mídia oficial.

Taí a Aracruz Celulose que no Espírito Santo provocou êxodo de indígenas e quilombolas, tomando terras tradicionalmente ocupadas por esses povos para plantar eucalipto...

E por falar em eucalipto, até 2012 o Brasil deve plantar os eucaliptos transgênicos, resistente ao frio e com baixo conteúdo de lignina pertence à empresa ArborGen.

Nos Estados Unidos, os ambientalistas norte-americanos temem que o eucalipto substitua o pínus nas florestas do país, consumindo mais do dobro de água que a outra árvore...
Viva o deserto!






Nenhum comentário: