sexta-feira, 19 de junho de 2009

O FIM DO DIPLOMA

O Supremo Tribunal Superior decidiu que o diploma de jornalismo não será mais obrigatório para exercer a profissão. Ou seja, o diploma de jornalismo não confere mais qualidade as funções da nossa profissão.

Leio que há 40 anos era exigido, mas a partir de agora não será preciso sentar nos bancos universitários durante 4 ou 5 anos para obter nem uma formação básica. Cabe às empresas decidirem na hora da contratação.

Onde é que vou enfiar o meu diploma?
Sim. Eu sei... Ninguém precisa me dizer.


Ministra Taís Borjas Gasparini: “O Jornalismo é um exercício puramente intelectual. (...) Mas muito mais que qualificação, é a lealdade, curiosidade, sensibilidade e ética que o jornalista deve ter. A obtenção desses requisitos não se encontra nos bancos da faculdade.”

Ministro Cezar Peluso: “O diploma não garante eliminação do mau exercício da profissão, à deficiência de caráter, ética, de cultura humanística e até de sentidos.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Talvez agora sem a exigência do diploma , os jornalistas passem a ser contratados em função de seu talento e nada mais , pois jamais o talento pode ser substituído por uma pedaço de papel que coloca amadores e profissionais de verdade na mesma condição e possibilidade de atuar...
Até radialista já tem de ter DRT e cursinho de locução , como se talento nato prá coisa fosse possível se passar em um curso.
Absurdo isso !
Tem jornalista que não sabe ler e tampouco escrever algo e está se garantindo á frente de outros talentosos mas que por muitos motivos (um deles o absurdo do custo que cobram)não podem ter o canudo ou cursar uma faculdade.
creio que agora , ganham leitores , ouvintes e telespectadores com essa decisão do judiciário...

Roberto Ruschel disse...

Pois é Laurinha, eu nunca escondi minha simpatia pelos MILICOS de 64. O que vou fazer, foram os melhores anos de minha vida, é inclusive o período que retrato em cronicas. Mas veja o que é o tal de destino. Sua classe tanto pediu LIBERDADE de EXPRESSSÃO, tanto pediu, que agora a DEMOCRACIA, acabou com o canudo e liberou até para mim, que não tenho formação para tanto. Dias atrás mexeram na Lei de Imprensa. O que realmente está por tras de tudo isto ? Não sei responder, mas a palavra APEDEUTA não me sai da cabeça.

Isma disse...

Finalmente teremos informações com mais qualidada... hahahahaha

Anônimo disse...

é a treva!!!
não bastasse um presidente analfa, e um monte de deputado que sequer sabe o que significa a sigla do órgão que representa, agora vamos ter que aturar os pseudo escritores e suas abóbrinhas.
Só Deus salva!!!! será???