quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SANTO ANTONIO: UM GRITO SUFOCADO

Quero agradecer aos leitores deste blog pela experiência vivida na noite de 3ªfeira.

Acho muita graça quando alguns perguntam: "quem financia o teu blog, quem está por trás do teu blog." Nem respondo a tanta babaquice. Agora saibam todos: quem está por trás são mais de 6 mil leitores cadastrados. E 7.382 acessos mensais.

E se não fosse por vocês não estaria participando de um momento tão emocionante e tão democrático como foi a Audiência Pública no Ciep de Lajeado, que tinha como objetivo votar à favor ou contra a instalação do presídio naquele bairro.

Sempre me posicionei contra. E depois de ouvir os moradores, espontaneamente se manifestarem, ficou mais evidente ainda que Política é dar voz ao cidadão. E ponto.

Elisabete da Rosa Pires - secretária-geral de governo adjunta

A primeira hora da Audiência foi mera propaganda do governo Yeda em frente a uma mesa de engravatados formada pela Fepam, Susepe e outras siglas institucionais.

Os outros vinte minutos foram para explicar as maravilhas de um presídio: muros altos, arames, esgoto tratado, sistema de vigilância interno, controle de celular, putz...

Como se as pessoas desconhecessem a realidade operacional do sistema – falido - penitenciário no Estado. “A segurança é bem maior hoje” – disse a representante da governadora.

Como se não tivesse acontecido na semana passada uma rebelião no presídio de Caxias, mas pelo menos distante de qualquer área urbana.

3 comentários:

F. disse...

só uma mobilização como a de ontem me dá alguma fé na capacidade do ser humano e esperança de que possamos sim sair da alienação e lutar pela verdade e pela justiça - povo mto inteligente esteve lá fazendo toda a diferença pra sua cidade. PARABÉNS

Anônimo disse...

e depois dizem que são os pobres que trocam um hospital por uma dentadura...

e quem varre a sujeira para baixo do tapete alheio é o que? pobre de ética!

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Fico feliz que a cidade não seja sede de mais um presídio e menos ainda o bairro, que como dito na reportagem, vem acompanhado de preconceito. Tenho amigos que moram ali e todas pessoas muito honestas. Mas nunca foi o lugar que fez a pessoa e sim o caráter.

Queria ver os prefeitos, juízes e outras autoridades se debatendo por um melhor atendimento hospitalar de urgência. Ver estes brigando realmente por uma educação de qualidade e não por uma obra de um presídio.

Mas a cara de pau do atual governo do estado é revoltante. Aparecem eles com o discurso hipócrita de direita tanto aqui, quanto no otário eleitoral dizendo que fizeram milagres pela educação e segurança. Quando na verdade nem remendos fizeram em nenhuma das duas áreas. Doar 10 ou 15 viaturas para as cidades locais 2 ou 3 meses antes do pleito eleitoral e prometer notebook para cada aluno da rede pública é fácil.

Parabéns aos moradores que resistiram a este estupro do seu bairro. Que desalogem a governadora de sua casa mal explica e lá acondicionem outros marginais além dos que por lá andam.