quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BAIXA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

“Atualmente, muito se discute sobre a baixa qualidade do Ensino Superior no Brasil nas universidades públicas e privadas. Nesse sentido, quais seriam as causas para essa educação de nível superior tão desacreditada? (...)

Os professores são bem qualificados. Possuem, em geral, mestrado e doutorado. Um dos maiores problemas é a falta de habilidade didática. Ter conhecimento é uma coisa, saber transmitir e compartilhar o que se sabe é outra completamente diferente. Além disso, muitos professores não gostam de lecionar, gostam de pesquisar e ensinam por obrigação contratual. Nessa esteira, a qualidade da educação novamente se torna bastante duvidosa. (...)

Outro fator que contribui para a baixa qualidade de ensino é o número de universidades e faculdades, que cresceu absurdamente nos últimos anos. Essas escolas têm que captar cada vez mais alunos para manterem suas estruturas através da mensalidade paga por eles. O problema é que a seleção dos alunos é mera formalidade. O vestibular existe apenas para cumprir as obrigações legais do MEC, na verdade quem presta a seleção passa. “ (...)

Rodrigo Gália

Mestre em Direito e professor na Ufrgs

Zero Hora: ontem e hj....

Na íntegra: http://www.linearclipping.com.br/MEC/m_stca_detalhe_noticia.asp?cd_sistema=55&cd_noticia=1302973



5 comentários:

Luís Galileu G. Tonelli disse...

O que o Sr. Rodrigo Gália falou está correto ao meu ver. Como nem na pesquisa nem na educação se investe da forma correta, mistura-se os dois e espera que saia algo dalí.

E o número de universidades sem uma fiscalização correta também não para.

Anônimo disse...

Ensino Superior no brasil é só um negócio e nada mais...
5% (será?) do todo pode até prestar a alguma coisa , mas o resto é apenas balcão de vender diploma.
Hoje se oferece até cursinho para aprender fazer churrasco..
Um deboche !
Em lajeado , por exemplo , as pessoas gastam um horror com curso superior e depois acabam (a maioria) em um balcão de loja vendendo roupa por um salário regional , isso qdo arruma vaga...
Existe tbm o fato de que hj em dia , as pessoas não querem mais ser profissionais ; querem é ser acadêmicos e diplomados ..
Eletricista , costureira , encanador , operador de máquina , mecânico , chapeador ou uma profissão assim é vergonhoso para muitos ; querem é ser psicólogos , jornalistas , arquitetos e por aí vai..As pessoas são movidas apenas pelo glamour e não pela vocação profissional , aí se quebram quase sempre..Culpa tbm da sociedade que hj em dia valoriza o Ter (diploma) muito mais que o Ser(profissionalismo), como se curso superior ensinasse talento e categoria profissional..
O resultado é e está bem visível para quem quer enxergar , lógico !
O Brasileiro em si é um tôlo e cai em qualquer arapuca..

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Eu discordo da visão de predestinação dada através da vocação. Não acredito em nascermos vocacionados para serviço A ou B.

Qualquer profissão se aprende como eu já fui vendedor de bater de porta em porta, vendedor de loja, fazer serviços elétricos, metalúrgico e hoje sou professor.

Tudo é questão de aprender uma profissão e não vocação na minha opinião.

Anônimo disse...

Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir.

Clarice Lispector

Anônimo disse...

é fácil pra quem já tem faculdade ou posição destacada falar. a verdade é que o mal preparo vem desde a escola, o vestibular deveria ser abolido, afinal todos deveriam ter oportunidade de entrar na universidade, ao contrário do pensamento elitista do MESTRE em direito. outra visão distocida é a das profissoes técnicnas, todos abemos que são de segunda linha, o que não dá é tentar glamourliza-las. não se pode tentar nivelar a sociedade por baixo e sim por cima, por isso quanto mais pessoas estudando, mesmo que esse estudo seja questionavel, melhor.