quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FEIRA DE LIVRO REPERCUTE



“De 9 a 14 de agosto acontece a 6ª Feira do Livro de Lajeado, que tem como slogan “Ler está na moda".

Estranhamente escolheram o cantor e escritor Duca Leindecker como patrono da feira.

Não tenho nada contra ele, aliás, é um excelente cantor e compositor, mas como uma feira municipal e com status regional, na minha opinião deveriam escolher um patrono do Vale do Taquari.

Perderam uma ótima oportunidade de homenagear os excelentes escritores que temos na Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).”


* O que eu penso?
Se nem os de fora atraem público, o que dirá “os de dentro”?

11 comentários:

Elacy Maria Togni disse...

Laura, bom dia, abraço quem tem a iniciativa de organizar uma feira de livros em Lajeado.
Mas a última feira que fui há alguns anos foi ainda no Ginásio Nelson Brancher, foi uma decepção, gosto muito de ler e para mim e algumas outras pessoas é muito mais interessante fazer uma pesquisa pela internet de livros que queremos ler e levar a listinha para a Cometa Livraria e Papelaria que eles compram os livros. Não é propaganda nunca ganhei nenhum livro de graça.Feira de livros que tinha em Lajeado era a de alguns anos atrás organizada pelo Rotary Lajeado, sempre tinha mais que dez editoras. Cada editora mandava os livros encaixotados , os membros e seus familiares abriam, conferiam e colocavam a venda, depois no fim da feira se conferia os que sobravam e se devolvia as editoras, quem ganhava com isso era a comunidade, além da oportunidade de comprar livros o lucro era revertido em benefícios comunitários, fiz este trabalho em enumeras feiras até barraca eu montava. Tinha livros didáticos, romances, infantis, enfim tinha todos os seguimentos de literatura. Acho louvável a iniciativa, mas muito a desejar.

Anônimo disse...

Vc disse "escolheram"? Quem escolheu? É sobre estas cabeças que devemos fazer os questionamentos! Nada contra o Duca, como vc mencionou, ele é bom cantor e tal, mas, que falta de "leitura" do Vale tem esta organização. Completamente "fora de moda"!

José Ivan Maia disse...

Olá Laura!
Acredito que a questão do falta de público é uma questão de cultura, incentivo e divulgação. Mas a escolha do patrono é uma questão de bom senso.

Laura Peixoto disse...

Elacy, admiro muito q bota a feira na rua. O Sesc carrega um "baita piano"... A prefa faz sua parte. Mas realmente o confete é grande: bons palestrantes, escritores, etc. Faltam livros q são as vedetes da feira.

Maia: não sei mesmo o q dizer sobre o patrono... Acredito q ja se espalhou entre o pessoal da literatura q tudo é muito bonito, mas falta livros, leitores e vendas. E a "patronagem" vai para o currículo do escritor.

Rodrigo disse...

Puxa Ivan! Que bela lembrança. Não tinha me dado conta desta gafe. Realmente deveriam ter colocado alguém da região. Parabéns pelo seu site, gostei muito.

Maicon disse...

Verdade. É uma vergonha. Quando que na feira do livro de Porto Alegre irão homenagear alguém do vale! Nunca! Tivemos oportunidade e preferimos valorizar pessoas de outra região. Muito triste.

Lucas Casagrande disse...

Nada contra escolher um escritor de fora. mas se for para homenagear forasteiros, que se escolha um dos grandes. duca nunca foi um compositor expressivo. como escritor, suas habilidades deixam ainda mais a desejar. mas em se tratando da prefeitura municipal de lajeado, sempre podemos esperar pelo pior.

Alberto Garcia Medeiros disse...

Na minha modesta opinião de lajeadense desgarrado da terra, não haveria melhor nome do que o escritor lajeadense Esmael Canapele. Ninguém mostrou o Rio Grande para o mundo como ele.

João Batista disse...

Concordo com o José Ivan. Quando temos a oportunidade de valorizar a nossa gente, premiamos os de fora. Não dá pra entender!

Anônimo disse...

Escritor "Esmael Canapele"? Quem é este cara?

Gilmar disse...

"Santo de Casa não faz milagre".