quarta-feira, 10 de agosto de 2011

6ª FEIRA DO LIVRO DE LAJEADO



Cheguei atrasada para a abertura da 6ª Feira do Livro de Lajeado.
Mas em tempo para curtir o show bacana do Sexteto Tempero Brasil.
Infelizmente essa imagem diz tudo: Lajeado é uma cidade estéril.
Fiquei me perguntando: se nem o pessoal que foi para os discursos não prestigiou o show, esperar o quê?
Todos foram embora. Inclusive escritores e autoridades.
A feira está bonita, apesar de apenas duas livrarias participarem.
Não sei se realmente o livro “ta na moda” mesmo. Senti falta da Livraria Sommer. Mas também parece que não adianta insistir nessa cidade.
E se a mentalidade foi essa: ouvir os discursos e dar meia volta, esperar o que dos demais?
Vamos ver se no transcorrer da semana, com tantos eventos bacanas, as pessoas encontrem o caminho que leva a Feira do Livro.
Pelo menos os estudantes, garantidos pela Secretaria de Educação, vão passar por lá. Espero que levem um dinheirinho para comprar livro e não só refri e pastel.
ATUALIZANDO

@ “Tivemos alguns problemas ontem quando fomos montar nosso estande.
Mudanças de última hora da organização nos colocaram em um canto sem condições de colocarmos nosso material. Isso não é primeira vez que acontece.

Eventos anteriores ocorreram o mesmo, a Sommer sempre tem que ficar se moldando aos espaços que sobram enquanto livraria que fora da cidade tem espaço privilegiado. Isso nos deixou muito tristes ao ponto de abandonarmos o evento.

Só esse ano fizemos mais de 8 feiras por cidades da região e em todas as cidades o privilégio de escolha dos espaços é sempre dos livreiros locais e em seguida ficam disponíveis espaços para empresas de fora. O que particularmente eu acho muito justo e não ocorre aqui em Lajeado. Sem falar no campo econômico pois hoje nós geramos 6 empregos diretos com as 2 livrarias e mais 3 indiretos quando participamos de feiras, aí vem uma empresa de fora, fica com o melhor espaço do evento e consequentemente com a maior receita. E nós que sempre divulgamos e trabalhamos pela melhora da cultura em Lajeado somos jogados em um canto.

Enfim, não participamos da feira esse ano por esses motivos.”

Tiago C. Deitos

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo jeito o sr. Tiago está fora da panelinha local.
Sugiro que ele faça uma generosa doação de camoanha na próxima eleição e ele terá o espaço que quiser.