segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A FARSA DA PRESERVAÇÃO NO VALE DO TAQUARI


Em tempos de preservação ambiental, uma cidade levar o nome de Arvorezinha, não pode ser mais singelo e auspicioso. Assim imagino que toda arvorezinha merece cuidado e bons tratos para que se torne uma bela árvore.


Mas, estarrecidos descobrimos pela mídia que o ato de vandalismo  praticado -  supostamente? - por mais um Secretario de Meio Ambiente do Vale do Taquari: Ronaldo Minuscoli  destruiu uma mata nativa, um banhado, um córrego e uma nascente de água em sua propriedade em Arvorezinha. E, supostamente, usando máquinas da Prefeitura.

O Ministério Público recebeu uma denuncia dos vereadores da oposição  da cidade. Depois
denunciaram na RBS TV. Muita gente viu a matéria que foi ao ar na 4ª e na 5ª feira ao meio-dia, menos os moradores de Arvorezinha.

É que a Prefeitura possui uma chave da estação que existe num morro alto da cidade, onde foram erguidas as antenas transmissoras da RECORD, do SBT e da RBS.  Alguém - a mando da prefa? - mandou desligar o cabo da RBS para que não fosse  transmitida a reportagem outra vez na cidade. Um técnico em transmissão e um cinegrafista da RBS abriram a estação, já que eles guardam a chave assim como a Prefeitura. O que encontraram?
Somente o cabo da RBS estava desligado.

O funcionário da Prefeitura que acompanhou a equipe da RBS colocou o cabo no lugar.
Logo depois a equipe da RBS fez um teste  comprovando que a transmissão havia se normalizado.

Agora  o Ministério Público, leia-se Promotor Paulo Estevam Araujo, investiga os fatos. Mas o  Departamento de Áreas e Florestas Protegidas  teria multado Minuscoli em R$ 36 mil por dano ambiental em área de preservação permanente com banhado e córrego.

Então não entendo o "supostamente"...

O Defap também multou a Conpasul. 
E pelo jeito não deu em nada.


4 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

O problema é que multas machucam apenas o bolso. Essa gente só vai mudar o comportamento no dia em que for colocada numa jaula por um longo período e sem a absurda progressão de regime, ou seja, cana dura mesmo.

Anônimo disse...

Belo secretário este daí...

flavio renner disse...

Pelo menos o MP de Arvorezinha parece cumprir sua tarefa fiscalizando e tentando penalizar, e os meios de comunicaçao a sua, denunciando. Se a pena a esse indivíduo que destrói quando recebe salário pago pelos contribuintes prá justamente coibir a destruiçao da natureza vai ser suficiente é incógnita, mas esperamos que sirva de liçao aos Mps de outras comarcas, entre elas a de Estrela e Lajeado, para que trabalhem com o mesmo afinco.

Monica Wendt disse...

As questoes ambientais por muito tempo ficaram escondidas. Nas prefeituras a maior parte dos Secretarios de Meio Ambiente sao atropelados pelas secretarias de obras, agricultura...lutam e tentam a todo custo cumprir a lei. Normalmente as prefeituras sao as primeiras em nao cumprir a legislacao brasileira.E Eh uma pena ser preciso que o MP atue, quando na verdade as coisas simplesmente deveriam acontecer dentro da lei. Eh um pais miseravel mesmo!