quarta-feira, 14 de setembro de 2011

LAMARCA: 40 ANOS


No próximo sábado, dia 17, alguns lembrarão os 40 anos de morte de Carlos Lamarca, fuzilado à sombra de árvores da caatinga por soldados do Exército.

Enquanto isso, a Justiça Federal estuda o mérito da ação civil pública movida pelo Clube Militar que paralisou o pagamento de 12 mil reais de pensão à viúva de Lamarca, Maria Pavan.

O benefício foi concedido pela Comissão de Anistia em 2007.

Mas, para a juíza Cláudia Maria Pereira Bastos Neiva, da 14ª Vara Federal do Rio de Janeiro,  Lamarca “não foi atingido por 'atos de exceção'. Sua exclusão do Exército se deu por abandono, caracterizado na época como crime de deserção.

* Quem saberá a verdadeira história sempre contada pela ótica dos vencedores?

8 comentários:

Anônimo disse...

Lamarca era um assassino lutando uma guerra de brinquedo no meio do mato. Como tantos alcaguetes e terroristas por aí não merece um centavo dos cofres públicos.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Que um covarde que se escondem no anonimato diga isto até compreendo, mas uma magistrada dizer tal e o cúmulo do absurdo. Se a viúva de Lamarca não merece essa pensão o que dizer dos que aplicaram o golpe, rasgando a Constituição? Seria ele desertor em pleno regime democrático, mas para isto necessário vigesse plenamente a Constituição assim como as demais leis hierarquicamente sob esta.

O Olho do Linceu disse...

Aceitarei a indenização do Lamarca, somente quando os que por ele foram eliminados sejam também indenizados. Papo furado esta de rasgar a constituição. Porque não reclamam do que diz a Constituição a respeito do que deve cobrir um salário mínimo de um trabalhador. Ontem o jornais alardearam o aumento da probreza nos EUA. Mas ninguém mencionou que para ser considerado pobre lá deve se receber menos de R$ 37.500,00 reais por ano. Alguem sabe quanto recebe um aposentado aqui? ou já multiplicou o salário mínimo por 13meses para ver onde se chega??? País de trouxas. Putz, tão rasgando é o bolso do povão com impostos, para pagar as indenizações de quem viveu a margem da lei.

Anônimo disse...

O Lamarca era capitão do exército aqui no sul, mas decidiu ser guerrilheiro e foi fiel aos seus princípios até morrer executado no sertão. Guerrilheiro é guerrilheiro, tem orgulho de fazer parte da luta armada por sua ideologia, por não aceitar a injustiça de governos corruptos. Se ele estivesse vivo, não aceitaria pensão nem para ele nem para ninguém de sua família. Ainda hoje, no dia da Intentona Comunista, centenas de guerrilheios lembram de todos os comunistas que morreram pela causa, mas é somente isso... Guerrilheiro sabe que mata pessoas e pensa que é preciso fazer isto. Guerrilheiro luta pela causa até morrer, se morrer lutando é porque tem honra, depois disto, morreu e fim... Quem faz boinas, camisetas, bustos, e cria heróis, não são os guerrilheiros.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lamento sua insistência em contestar a quem pensa diferente. Quero deixar claro que nasci macho, embora não tenha a pretensão de ser mais macho do que ninguém, tenho nome, endereço e exponho minha foto. Doravante se o senhor quiser discutir, pois pelo que o senhor vem dizendo aqui no blog ao longo do tempo, deve estar comprometido até os ossos com os bandidos de 64, mostre a cara e releve seu nome. Aqui a discussão é feita por gente séria e dentre estas não se incluem covardes. Até logo.

Anônimo disse...

Todos os dias Zé Manés são torturados nas cadeias sub humanas do país. Vamos indenizar as Dona Marias ou vamos dar preferência para os morto com pedigree que você parece adorar? A tal Comisão da Verdade capitaneada pela patética Maria do Rosário é exatamente isso, escolher quais porcos são mais iguais que os outros.

O Olho do Linceu disse...

Também lamento sua insistência em contestar e ofender quem pensa diferente. Sua posição mostra também, estar comprometido com os irreverentes da época. Com relação a declaração de ser macho, vou confirmar com o Celsinho. Até logo.

Antônimo disse...

Como sempre a NOSTALGIA DAS OSSADAS, desviando a atenção da inflação, da falta de leito nos hospitais, da miséria paga a nossos aposentados, da cifra astronômica que atingiu o impostometro, da queda do quinto ministro da Dilma e que o Marcos Valério foi condenado