sábado, 10 de março de 2012

ARTE, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E HISTÓRIA NO CEMITERIO


Edilson Aparecido Chaves, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e  professor do Instituto Tecnológico do Paraná, inovou e levou seus 70 alunos para assistir uma aula de história dentro do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba.

Estranho? Não. Criativo e instigante. 
photo by Clarissa Grassi


“A ideia começou quando estudávamos história medieval. Eu levei a imagem de um cemitério e os alunos passaram a debater sobre o tema, questionando se aquele lugar tinha algo histórico.” - explica Edilson.

Para mostrar que o espaço tinha muita história para contar, ele decidiu investir em atividades monitoradas. No primeiro momento, alguns pais foram contra:

“Tivemos que mandar bilhetes explicando a proposta. Só então os pais liberaram.”

Fazem parte do projeto estudos teóricos, conversas com especialistas, visitas com um dos quatro professores que participam do projeto, fotografias e, no final, a construção de um livro eletrônico sobre a investigação, que deve ser publicado, a partir do próximo ano, no site do IFPR.

“Cemitério é lugar de mortos’” -  diziam os alunos.
“Eu respondia que no cemitério a História parou para quem está lá, mas não para quem visita.”
E se fosse em Lajeado?

Descubro na globosfera  http://cemiteriosdovale.blogspot.com/  de Jeferson Luis Schäeffer, de Marques de Souza. O blog está parado. Uma pena... Traz imagens de lápides e cemitérios da região e muitos dados  históricos.
Cemiterio Luterano de Forquetinha

Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Sei que tens simpatia por cemitérios, pois aqui no blog já vi várias postagens. Penso que cemitérios podem contar muitas histórias pelo que neles e contido. Visto sempre que posso o católico de Taquara onde ainda está o Guilherme.