quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA DE REFLEXÃO...

Não somos boazinhas, nem más - de todo. Perfeccionistas e desorganizadas - de todo. Nem isso, nem aquilo - de todo. Temos o lado A e o lado B - de todo. E o que pensam as que pensam a vida?
Celina Darde
psicóloga

O lado luz da mulher
Entender que existe diferença entre homens e mulheres, e que estas diferenças são cientificamente comprovadas
Visão periférica desenvolvida
Necessidade do toque
Fisicamente preparada para gerar filhos.

O lado escuro...
Como qualquer outro ser humano, o medo
Resignar-se com a educação que lhe foi dada
Vitimizar-se nas relações humanas, masoquismo
Passividade.

Carolina Alberton Leipnitz
fotógrafa e relações publicas

O lado luz da mulher
Sorriso, transparência, curvas, olhar, toque, suavidade, coragem, maternidade, independência.
 
O lado escuro ...
Posse, preguiça, ciúme, mentira, traição, covardia, vulgaridade.



CATIA PRETTO
professora, filósofa

O lado luz da mulher
É essa capacidade infinita de se recriar. De sair fortalecida depois de cada queda.  A força de suplantar a dor, olhando para os lados, percebendo que há sempre quem precise de um carinho, de um colo. O lado iluminado da mulher são suas mil facetas, é a impossibilidade total de conceituar a fêmea. A luz da mulher é a inquietude, o conflito eterno que acontece dentro dela.

O lado escuro...
É, justamente, conviver com a solidão absurda que tudo isso acarreta. É conviver com a raiva de não ganhar um colo vez por outra e, ainda por cima, sentir-se culpada por estar precisando dele.


CAROLINE BÜCKER
publicitária

O lado luz da mulher
Se revela espontaneamente
quando ela se sente bem
bem por ser quem é
por estar onde quer
ao lado de quem quer e gosta
fazendo algo que adora
ou simplesmente por fazer algo pra quem adora.

O lado escuro ...
Só revela para quem ela quer
as vezes só para si mesma
ou para quem a agride, com palavras, gestos, sinais, insinuações
ou em momentos nos quais se sente agredida ou ameaçada
quando na verdade sente medo de realmente mostrar a si mesma e ao outro quem também é.


Tuane Eggers
fotógrafa, estudante de jornalismo

O lado luz da mulher 
É saber lidar. É saber encontrar a beleza na complexidade dentro de si. É enlouquecer e depois rir da situação. É fazer a terra florescer. É conviver diariamente com um vazio imenso e misterioso. Acredito que é de lá que vem a luz...

O lado escuro...  
É todo esse mistério que envolve o ser. Inconstâncias inexplicáveis. O peso e o amor profundo. Mas, a escuridão também complementa a luz. Como já dizia Clarice, o destino de uma mulher é ser mulher.


Dirce Becker Delwing 
Jornalista e acadêmica de Psicologia

 O lado luz da mulher
Acordar no meio da noite gelada para envolver os filhos com cobertas;
Ficar calada no trabalho – se não vale a pena criar conflito -, quando o colega  não enxerga a situação com todas as angulações que somente uma mente feminina é capaz de perceber;
Seguir sorrindo de  salto alto quando o dedinho do pé está gemendo;                
Conciliar, da melhor forma possível, as demandas pessoais e profissionais e, ainda, encontrar um tempinho para cuidar do cabelo, das unhas e da depilação;
Pensar que o Dia da Mulher existe para lembrar aos humanos que todos gostam de bajulações e de cuidados afetuosos que uma mente feminina já traz em si desde o nascimento.

O lado escuro...
Sustentar  que “é possível chegar à perfeição” em todos os aspectos desempenhando papéis de esposa, mãe, amante, companheira e profissional de sucesso;
Atribuir todos os chiliques ao ciclo menstrual buscando na TPM justificativas para os problemas de convívio;
Chorar porque faltam argumentos para seguir a conversa;
Pensar que o Dia da Mulher é uma data para receber honrarias porque “somos mágicas” e damos conta, sem nunca despencar  para o desespero, de tudo o que é socialmente esperado do ser feminino nos dias atuais.




3 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Compreendo e aceito essa data como o Dia da Mulher pela sua origem histórica, mas penso de forma diametralmente oposta. Às mulheres devemos dedicar todos os dias do ano e de nossas vidas. Uma mulher nos trouxe ao mundo. Nossas filhas e noras que obviamente são mulheres nos dão netos. Uma mulher se coloca ao nosso lado durante toda uma vida. Que seria de nós se não houvesse ao nosso lado uma mulher para nos aturar? Já pensaram nisto?

Anônimo disse...

pow, laura rsss
hj é dia internacional ...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................do rim. parabéns aos meus.

Josiane Borges disse...

Que singular e lindas a percepção de cada uma, e apesar das diferenças é possível se identificar... Muito sensível a ecolha, adorei!