segunda-feira, 19 de março de 2012

VARAL EM ARVOREZINHA


“O Brasil é o único lugar  do mundo
que tem prisão especial
para pessoas com educação universitária.
Isso é uma enorme vergonha para o país,
isso só é possível 
numa sociedade extremamente desigual.”
Julita Lemgruber
Socióloga
ex-diretora do sistema penitenciário do Rio de Janeiro

7 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Laura ao que sei houve algumas alterações nessa matéria. Por certo o Jan poderá te esclarecer, pois dede a aposentadoria deixei de lado mudanças na área de direito. Há, no entanto uma observação que se impõe. Essa prisão especial aos portadores de titulação superior é apenas temporária, ou seja, apenas durante a tramitação do processo penal, vez que transitada em julgado a sentença condenatória essa regalia cessa e o condenado cumpre sua pena dentro das normas impostas aos demais apenados.

Laura Peixoto disse...

1.154...

serjao disse...

Uma pergunta: Considerando que um individuo com formacao Universitaria seja condenado e preso, a "pensao familiar" para seus descendentes seria maior?

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Não Serjão se considerarmos o princípio constitucional de que todos são iguais perante a Lei (maiúscula por se tratar da Constituição, a maior delas).

Anônimo disse, disse...

Loeffler matou a pau, poderia ser professor universitário.

Anônimo disse...

Tô quase formada...vou aguardar mais uns meses para cometer meus crimes...

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Caro anônimo não se precipite.
Tenho sérias limitações e sou do tempo em que a professora primária ensinava e sabia por que lia e lia muito. Não havia TV e nem Big Bosta ou novelas. As de outrora sabiam e nos ensinavam. Hoje cursam uma faculdade de Letras ou Pedagogia, pois em cada esquina tem uma. De posse do canudo já exigem melhores salários. Sei que ganham mal, pois aqui em casa tem uma professora que recebe mil pilas por mês e por já estar aposentada. As escolas carecem de professores de matemática, física, química e biologia, pois são cursos que exigem mais do aluno e isto não interessa, apenas o diploma. Resulta daí que o ensino está em estado deplorável. Some-se a isto o fato que em decorrência do período da ditadura a minha geração comeu o pão que o diabo amassou com a bunda e depois fez a Constituição cidadã, preocupada basicamente com garantias. Por isto temos um ECA, verdadeira merda que protege bandidos com 15, 16, 17 aplicando aos mesmos quando praticam “atos infracionais”, pois crimes somente nós podemos praticar. Houve um caso em São Leopoldo em que um bandidinho depois de matar uma dúzia, apanhado aos 16 anos, ficou três anos recolhido e já goza de liberdade. Os professores de hoje não são vocacionados como outrora e os alunos absurdamente mal educados. A solução é difícil de ser alcançada. Essa é nossa realidade. Quanto a mim apenas sou um sujeito que pensa e ousa dizer o que pensa. Como vivo numa sociedade de cagões e digo o que penso até posso impressionar alguém o que acredito seja o seu caso. Não sou diferente e nem mais inteligente do que ninguém, apenas sou cidadão e como tal me comporto, ou seja, exerço a cidadania plenamente, agrade ou desagrade a quem quer que seja.