sexta-feira, 26 de junho de 2009

CONTRA AS ABERRAÇÕES VERTICAIS...

“Erguemos edifícios altos, fechados para a rua, porque temos um profundo desprezo pela rua, o espaço público por excelência.

Edificamos muros altos, com guaritas e cercas, não apenas para nos proteger de um ambiente hostil, mas porque somos uma sociedade segregadora como poucas.

Fechamos-nos em condomínios e em shopping centers não apenas por comodidade ou porque nos sentimos inseguros em outros espaços, mas antes porque tais ambientes, de longe, anunciam a todos, como diria Vauthier, que são esses os espaços onde estão os senhores que não se querem confundir com a plebe.”

Lucia Leitão

Arquiteta e autora de “Quando o ambiente é hostil: uma leitura urbanística de Sobrados e Mucambos e outros ensaios gilbertianos”.

6 comentários:

Micro Man disse...

Muito oportuno a foto, mas parece que Lajeado só tem problemas com o meio ambiente ao redor da casa da Laura.

Nenhum paparazzi de plantão para contribuir com fotos mais diversas, criativas e menos focadas na vizinhaça da proprietária do blog?

Anônimo disse...

Você podia comentar em seu blog sobre uma certa loja que causa poluição visual colocando outdoors GIGANTES... em... PRÉDIOS... e que tem uma propaganda irritante...

Anônimo disse...

Não diminuia o facho, guria. Pau neles!

Anônimo disse...

Assino embaixo, laurinha!
Eles não querem de jeitomaneira se confundirem, com o povão,porisso o presídio no morro santo antonio.

Foguinho disse...

Gostei!!!!!por isso o presídio!!!

Anônimo disse...

ou são voces que não querem se confudir com o povão? querem transformar o americano num condomínio fechado só pra riquinho. não pode asfalto, não pdoe prédio. se a cidade não pdoe crescer então parem de colocar filho no mundo.