sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ACORDA LAJEADO!

“A pressão que a comunidade está sofrendo com a agressiva construção imobiliária é nova. De dez anos para cá aumentou muito a construção na cidade.
Há problemas no plano diretor que só tem o olhar voltado para o crescimento vertical sem levar em conta o entorno residencial.


É talvez o plano diretor mais flexível do Estado que conheço. A cidade deveria levantar essa discussão sobre seu Plano Diretor, que deveria ser submetido a alguém sem interesses econômicos por trás.


Os vereadores de Lajeado alteram o Plano ao bel prazer e a Prefeitura deixa por isso mesmo. Do ponto de vista técnico é ilegal. E da lei, inconstitucional.” – disse uma autoridade no assunto para essa blogueira, nessa semana.



Sabe-se que até poucos dias dois prédios estavam embargados na cidade. Essas ações devem aumentar e sobrecarregar o Ministério Público, porque muitos moradores – eleitores, contribuintes - vão entrar com processo de investigação técnica alegando impacto de vizinhança ou ambiental. E como o Corpo de Bombeiros aprova um projeto desses? Se nem escada Magirus tem para atender um incêndio nessa altura?

No Alto do Parque estão para construir uma torre de 18 andares, muito próximo das mansões. E lá pode? Na rua Expedicionários do Brasil - com distância de uma quadra, dois novos prédios de 9 andares serão erguidos, numa zona onde mais de 40 anos não se faz nada no tratamento de esgotos. Aprovados pela prefeitura e seu suspeito Plano Diretor que não prevê um recuo decente entre a calçada e a edificação, que aprova edifício de 20 andares... Aprova-se tudo com qual interesse?



No bairro Americano, em cada esquina, brota um prédio novo. Serão mais de duzentas pessoas por prédio, mais de cem carros entrando e saindo...
E na rua João Pessoa, que liga o Centro à Hidráulica? São mais de 6 prédios sendo erguidos, simplesmente expulsando as outras casas ao redor.

O que faz a Associação dos Moradores desses Bairros?
Nada.
Até parece que são cabos eleitorais de Secretários e da Prefeita.


17 comentários:

Anônimo disse...

estava lendo que morar em prédios faz as pessoas poluirem menos, mas isso em razão de poderem morar perto do centro e se deslocarem a pé, agora, morar em prédios caros, mais caros que uma casa, longe do centro ainda, e viver dependendo de carros, por que? qual a vantagem? um plano diretor elaborado por construtoras aceita qualquer coisa, o problema é que os vizinhos ao lado não fazem pressao, não comparcem às reunioes, a maioria espera a sorte grande bater na porta, pra poder trocar seu terreninho por um ou dois apartamentinhos da metade de sua antiga casa

Anônimo disse...

é um absurdo mesmo, muito se fala no parque do engenho, e é exatamente pára lá que todos esses novos prédios do americano estão mandando seu esgoto, quando a prefeitura resolveu revitalizar a área, as patrolas atolavam em tanta merda que tinha!

Anônimo disse...

Muito bem Laurinha, isso mesmo. Temos que botar a boca no trombone sem parar , até se faça alguma coisa. A quem interessa esse crescimento absurdo de Lajeado? Quais os benefícios pra nós moradores? É evidente que apenas uma pequena parcela da sociedade está se beneficiando e o resto que se exploda! Chega de crescimento é óbvio que daqui pra frente os problemas serão maiores que os benefícios. Quem quiser morar em cidade grande e apartamento, que se mude pra Porto Alegre.

Wilson

Anônimo disse...

onde se paga um IPTU,vai ser pago 20, 30, 40, 50 vezes. Esse é o maior interesse, arrecadação....
anonimo

Anônimo disse...

Laura

A prefeitura vive de impostos e nesse caso a arrecadação do iptu aumenta se aumentarem as residências..

Os exploradores do ramo imobiliário vivem de vender imóveis e qto mais melhor , afinal qualquer um pode financiar hj em dia , o que é uma tremenda bomba que vai estourar em breve ..

A Caixa vende dinheiro e prá ela qto mais , melhor tbm !

E prá fechar tem a grande crise financeira que o brasil vive..
Num de seus posts desta semana tu escreveu sobre a mentira que aplicam sobre o pib para incentivar a idéia de que tudo está bem , qdo é mentira..
Com isso (crise) muita gente que tá numa tremenda merda de grana ,espera ansiosa que venham comprar seu imóvel usado a preço de ouro (em lajeado tudo deve ser feito de ouro ou tem ouro embaixo da terra)para sair da crise tbm..

Só com esses fatores acima , como se poderia esperar ou sonhar que alguém possa estar preocupado com meio ambiente ou plano diretor..?

Sem chance...Infelizmente !

Daqui uns anos Lajeado vai ser um inferno de se morar (se já não é) e quem sairá mal é quem está endividado num lugar desagradável prá viver e não poderá sair...

Não há crescimento em lajeado , apenas inchaço , é só reparar...

Anônimo disse...

E o que falar sra. Laura de uma loja do centro da cidade que faz sua propaganda através de um carro de som, com um "maluco" gritando e quase estourando os tímpanos das pessoas? @isso também não é uma forma de poluição?

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura nada pode ser acrescido ou retirado de um Plano Diretor sem que haja audiências públicas. O Poder Legislativo é quem tem o dever de apreciar e votar todas essas modificações. Pergunto: o que faz a cidadania em Lajeado que não marca esses vereadores de cima. Prefeitos geralmente são mais lisos que muçum ensaboado, mas os vereadores estão mais à mão. Pressionem os mesmos. Marcação de cima incomoda e obriga o marcado a mudar de lado no campo de jogo. Isto vale no futebol e nas nossas vidas.

Anônimo disse...

penso que a população deve participar das audiências públicas e das sessões da Câmara que ocorre as terças feiras, às 17h, pois, somente através de um maior envolvimento do povo nas questões políticas que iremos mudar alguma coisa.

bia disse...

Amiga, não é correto escrever ´nessa semana´, mas sim `nesta semana´. Acho que você precisa cuidar e escrever certo no seu blog ou fazer algumas aulinhas particulares de português. Beijos, Bia

Unknown disse...

Laura,

Odeio comer em coxo!

Sou filiado ao partido que governa, e afirmo pra ti, esta administração vai sepultar a sigla na cidade!

Plano Diretor é uma palhaçada nesta cidade!

Se Carmen concorrece hoje, teria muita dor de cabeça, pois tem uma ala do partido muito DECEPCIONADA.

Bem, com este post, poderei ser até expulso do partido, mas a verdade é que, eles gpovernam pra ELES!

Anônimo disse...

Eu acho que esses vereadores do PT são uma vergonha.... eles só fazem bobagem.... fora PT!!!!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Meu caro que ranço com o PT.
Ao que sei os dois vereadores do partido aí são, a saber: uma professora e um médico.
Examine melhor o currículo dos demais vereadores antes de escreve tamanha bobagem. Certa feita presente no recinto do legislativo, assistindo uma sessão ordinária, ouvi com estes ouvidos que a terra irá devorar (perdoem o pleonasmo) um vereador e não era do PT dizer que bão havia “colista” em determinado local. Ele disse colista quando na verdade deveria ter dito oculista, forma popular de designar o médico especialista em oftalmologia. Não sei o nome do mesmo e muito menos qual partido representa no legislativo, Finalizando, quando se abre a boca ou se escreve algo sem pensar antes, dá nisto, se leva um forte puxão de orelhas.

Anônimo disse...

Caro senhor, se vc ficou incomodado com a minha manifestação, por favor faça a gentileza de não mais comentar neste blog... Se o sr se acha tão superior, por que não se candidata a vereador?

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Senhor ou senhora covarde, fazer-me deixar de comentar nete blog só mesmo a editora do mesmo. Nao será sua sugestão acatada, pois partida de alguém covarde e que se esconde no anonimato.
É por hvaer no seio da cidadania gente que assim se comporta que nosso país atravessa tal situação.
Reflita e volte com algo mais razóavel, por favor.

Romulo disse...

Vcs não tem mais o que fazer mesmo.... ficam ai falando besteiras.... vou ter outras coisas para fazer quando me aposentar ao invés de ficar ai falando bobagem....

Anônimo disse...

Jorge Loeffler para VEREADOR!!!!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Não mais meu amigo, tentei aqui mas os bicuiras me rejeitaram. Isto não mais me interessa vez que posso contribuir fiscalizando essa gente, marcando-os de cima como quando jovem jogando na zaga. O nível desta gente é tão baixo que temos aqui uma senhora que ao ler a Ata de Sessão da legislatura anterior, onde constava unanimidade conseguiu ler humanidade.
Nas segunda-feiras rio bastante sem pagar um tostão das besteiras que dizem da tribuna. Comareceram nas sessões de suas cidades aí na região e vão rir muito sem pagar ingresso.