quarta-feira, 31 de março de 2010

DESCONECTANDO DA COLÔNIA

Ismael Caneppele, Tuane Eggers, Henrique Larré, Nora Goulart, Samuel Reginatto e Esmir Filho

*

Sob a lente de uma lupa, é quase uma autobiografia da nossa vidinha colona e sufocante: "Os Famosos e os Duendes da Morte"

Claro, a maioria não vai concordar porque suas adolescências encantadas não ousaram vislumbrar horizontes mais distantes. O fosso onde habitam é como um casulo, protegendo de tudo. Menos mal, existem crisálidas que conseguem voar para bem longe.

O recurso literal da poética neblina gaúcha dá o tom angustiante do filme. A narrativa, entre as circunstâncias de um passado desfocado e do presente, onde nada acontece, se intercalam.
A trilha sonora bacana composta por Nelo Johann - cara de Estrela que já foi embora para Sampa, não desperdiçando sua oportunidade - e o sons do interior, tudo dá uma boa dimensão de como é uma pacata cidadezinha do interior. Claro, de forma quase surreal.


Nada é óbvio. Nada de takes panorâmicos.
Uma ponte, uma taipa de pedra, um milharal, casinha de madeira, casinha sem muro. Mas, no refúgio da internet, ipod, celular, bem-aventuranças para a solidão.


Muitos que são daqui e se aventuram um pouco além das esquinas devem reconhecer a voz do Paulo Rogério anunciando no microfone da Independente as participações de falecimento; a existência de paralelepípedos na cabeceira da ponte que hoje, infelizmente, não existe mais; os cenários naturais e bonitos da estrada de Carneiros em direção ao Ceva 20; os caminhos do Parque dos Dick, o professor de educação física do Martim Luther, em Estrela e outros detalhes caseiros. O famoso fica por conta de Bob Dylan, mesmo. Os duendes? Fiquei pensando na festa junina... Ficar é se tornar um deles, um daqueles bem tradicionais... Terrível e triste silêncio, cara a cara, entre avô e neto: a falta de comunicação, de compreensão entre as duas gerações.

As referências ao YouTube que consagrou o diretor Esmir Filho na brincadeira Tapa na Pantera, também se percebe na filmagem de vídeo incluída na trama.

Bom, o final é aberto e gera dúvidas sobre qual o caminho a tomar.
Acho que muitos vão gostar.
Outros, nem tanto.
Questão de sensibilidade?

De idade?




Nenhum comentário: