sábado, 27 de março de 2010

COMPARANDO PONTES...

Em Ivoti, a Ponte do Imperador.

Construída em 1855, recebeu esse nome em homenagem a D. Pedro II, que destinou 30 contos de réis para construção da obra em estilo romano.


Possui três arcos por onde passam as águas do Arroio Feitoria.
Atualmente é patrimônio histórico nacional, tombada pelo IPHAN.

Ponto turístico na cidade...

Infelizmente, alguém muito criativo, e com concordância da prefeitura, achou por bem, descaracterizar um dos lados poéticos de Estrela. Lamentável...

Com a enchente de Janeiro, parece que foi derrubada. Reconstruam, pedra por pedra esse potencial turístico.
Era uma das atrações de Colônia Jardim, em Progresso.
Sem ela, o lugar perde todo seu charme, prefeito Cerbaro!


4 comentários:

Monica disse...

Nossa Laura, eu fiquei louca quando soube do que fizeram na ponte baixa. Mas acho que fui a unica na cidade, porque todos me dizem que acharam legal a pista ficar maior...só pensam em suas 4 rodas...

Alício disse...

Olá Laura..Não tenho certeza, mas parece que somente as cabeceiras desta ponte foram destruídas. Aliás, pelo interiorzão do Vale existem dezenas de pontes semelhantes a esta, construídas na época do prefeito Alípio Hüffner (infelizmente não o conheço) que até hoje estão em pé embora tenham sofrido diversas enxurradas.
abraços

Luís Galileu G. Tonelli disse...

A de Colônia Jardim é linda mesmo, assim como tantas outras que temos por eses interiores.

Anônimo disse...

A de Colônia Jardim, muito bonita mesmo, continua de pé. Apenas as cabeceiras foram destruídas. Pena que quando fazem a manutenção não mantém a estrutura original de pedra grês, "enfeiando" elas com tijolos e concreto.

Jair