quarta-feira, 31 de março de 2010

UPSHOTS...

Pré-estréia do filme “Os Famosos e os Duendes da Morte”, no Cine Unibanco Arteplex, em Porto Alegre. Antes, no coquetel, Ismael Caneppele lançava o livro homônimo pela Editora Iluminuras. Bem concorrido! De Lajeado, famíliares e amigos do escritor e roteirista lajeadense, Radio Independente e Jornal O Informativo. Jorge Furtado e pessoal da Casa do Cinema. Muita gente que trabalhou nas filmagens. Enfim, o lançamento no sul!

Denize Barella, atriz: "Gostei de ver o filme que você me levou para ver. Gostei de saber da vida da sua cidade, da história deste povo simples e carregado de expressão, da poesia da paisagem, do tom melancólico destes viventes e sobreviventes."
Fragmentos inspiradores do livro:
"Todas as cidades seriam pequenas demais para mim, mas isso eu ainda não sabia. Todas as noites que eu não precisaria mais esperar por nada, quando nada mais aconteceria, esse era o meu sonho. O meu quarto que nunca mais teria, esse era o meu medo. Talvez a velhice se arraste por baixo da porta e penetre entre as frestas mais finas, isso era o que eu não queria ver acontecer com minha mãe."



"Os do longe não sabem quem eu sou. Um dia eles também tiveram medo do que hoje me assusta. Se existe vida depois da queda, eles são a certeza. Passam comigo a noite para eu não me sentir sozinho nas manhãs, quando a cidade fica ainda mais gelada, pequena e longe do mundo real que eu chego a me perguntar se ela existe de verdade."



"Havia os que moravam lá. Eles existiam, mas não. Vivíamos na mesma cidade, mas não. Havia vida longe de lá, e lá, no longe, alguém vivia a minha. Estar perto não é físico. Eles, os de longe, estavam quando eu precisava. (...) Longe é o lugar onde a gente pode viver de verdade."




"Os mais novos que sempre chegam depois de nós. Os que ainda não conhecem o que nunca conheceremos. Os que nunca conhecerão o que nascemos sabendo."



Agora, aguardar o lançamento do livro em Lajeado e do filme, nessa coisa que é o cinema dessa cidade...

3 comentários:

maris disse...

Parabéns Ismael, esses são os lajeadenses que nos dão orgulho...

Ezequiel disse...

Vem pra Lajeado o filme será?

geheimnis disse...

não vou com a cara desse ismael, mas que o filme é bom, isso é!