segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ALÔ, TARSO GENRO!

Em julho deste ano, o bairro Ipanema no Rio, ganhou uma nova atração turística, o Complexo Rubem Braga: duas torres com elevadores panorâmicos e uma ponte, que permitem o acesso dos moradores das favelas do Cantagalo e Pavão/Pavãozinho ao metrô de Ipanema.

O empreendimento se tornou um marco na integração social da cidade que tem seu belo cenário dividido entre pobreza e riqueza, principalmente naquela área, onde as favelas dipinduradas nos morros dão um colorido à paisagem do Rio.

Aliás, em termos de paisagens quem será mesmo, os verdadeiros privilegiados? Minha mãe andou por lá e contou do passeio bacana que fez. Nada a ver com o tour humilhante na Rocinha para conferir os favelados, como se fossem espécies exóticas.

No Cantagalo existe uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora e a comunidade já sente as mudanças e um pouco mais de tranqüilidade e segurança. A vista é deslumbrante e bem na saída do elevador tem o Mirante Da Paz, de onde se avista as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. Também o Morro Dois Irmãos, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado.

Humanizar as regiões menos favorecidas. Quem sabe o projeto humaniza também as lideranças dessa cidade que só pensam em instalar um presídio no Morro Santo Antonio. Fala aí, governador.

Um comentário:

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Hoje curtem muitos, os que podem passear, a pacificação do morro, mas muitos a época criticavam a ação violenta do BOPE nos morros. Eu não vejo outra ação possível em caráter emergencial. Agora após a pacificação, provavelmente a entrada do poder público com benfeitorias na infraestrutura e educação possa manter os bandidos afastados e a população livre.