domingo, 21 de novembro de 2010

TELMA SCHERER: TODA SOLIDARIEDADE

Voltei de um feriado prolongado. A caixa de emails entupida. Leitores mandaram linkes sobre a agressão sofrida pela escritora e filósofa, Telma Scherer.

Fiquei chocada. Triste. Indignada. Toda a história da Feira, dos seus 56 anos, jogado nos subterrâneos podres dos jacarandás da Praça da Alfândega, em Porto Alegre.

Uma corporação não pode ser responsabilizada por alguns *f#2s de uniforme, que a mando de alguém destratou a lajeadense. Foi revoltante assistir ao vídeo.

A crítica de Ismael Caneppele, no Caderno Cultura da Zero Hora de ontem, diz tudo o que eu gostaria de dizer. Ou escrever.

http://telmascherer.blogspot.com/

“Não preciso dizer que ela realmente aconteceu.

A literalidade (como a proposta da anti-arte) às vezes leva a ver o fabuloso do mundo. Na era dosreality shows, que espanto ainda causa uma mulher descalça, metida num vestido retrô, com uma garrafa de rum e seu insidioso copinho, mostrando suas contas não pagas, seus livros publicados, e destilando histeria na calçada junto a bolhas de sabão e imagens caleidoscópicas.

O último objeto cênico que inseri à proposta, ironicamente, foi um pequeno espelho de bolso. Ora eu o virava para as minhas olheiras, ora eu o apontava para o público.”

4 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Ave Laura!
Não foi um ato isolado, não.
Essa polícia POLÍTICA de dona Yeda está com as unhas muito grandes. Dois ou três dias antes levaram para a "Delegacia" fajuta deles na Praça XV um grupo de jovnes que faziam teatro na esquina democrática. O pretexto era identificá-los. Quem vende crak e pratica outros tipos de ilícitos penais a eles não importa, impora sim a censura. Eta polícia de m.
Fiz contato com a Telma me solidarizando e ela me respondeu que fará sua performance aqui na região, em Osório, no próximo dia 30, durante a Feira do Livro. Não sei se poderei estar presente, pois tenho compromisso em minha Loja, mas por certo ela será entrevistada pelo editor do www.litoralmania.com.br e no meu blog será reproduzida

Vlad disse...

Ah, só um pouquinho, não estão exagerando muito na "vitimização cultural" ?
Vi e revi este vídeo várias vezes e não vi em nenhum momento os PMs faltarem com o devido respeito às pessoas; O procedimento padrão de abordagem requer a identificação do abordado, isso acontece quase que diáriamente no transito, principalmente na Bento Rosa, na porta da casa do Leo Katz, ou não ??
Passe por lá sem identificação, veja o que acontece.
Agora, só porque é branco ou intelectual, performista, ou artista e na Feira do Livro, não pode ser abordado ? Pára meu !
Não sou fã de polícia porra nenhuma, nem por isso sairia por sair por aí esperneando e chamando de polícia de m...que destratou uma Lajeadense, metendo vídeo no youtube, blogando lamurias de censura e tals.
Bastava a moça mostrar a identidade, só isso, dizia o Brigadiano, e seria liberada pois este é o procedimento.
Vejam e principalmente ouçam o vídeo, antes de me xingarem e depois continuem destilando ódio, se fizer bem...enjoy !

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Vi e ouvi o vídeo e quando um senhor já idoso disse ao "puliça" que tinha direitos esse "pulicça" respondeu que tinha de direito de "obedece-lo". Direito ou dever de obediência? Peraí companheiro. Isto é coisa de estúpido e depois o mesmo ou outro deles disse que o senhor estava infringindo o artigo 132 do Código Penal Brasileiro. Bem depois desta posso afirmar que o tal servidor da polícia POLÍTICA em termos de Código Penal é analfabeto. Se você tiver dúvida pesquise no goohle o referido artigo do CPB.
Depois volte, por favor.

Vlad disse...

O Sr. Jorge não ouviu bem, o PM cita o Artigo 182:

Segui seu conselho, fui ao Google e lá encontrei várias jurisprudencias sobre este Artigo, dentre elas:
.
Difamação e à injúria verbais são equiparadas as feitas por escrito, gestos, imagens ou qualquer outro meio de expressão.
.
Também encontrei: Aplica aos crimes contra a propriedade imaterial (Direito Autoral)em que se proceda mediante queixa.
.
E por aí vai...
.
.