quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PARABENS SANTA TEREZA!

Aqui bem perto, seguindo pelas estradinhas vizinhas de Muçum, uma rota bacana até Santa Tereza.

Um programa agendado há muito tempo. Mas, agora que faz parte do mapa das 92 cidades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Brasil, o passeio se torna inadiável. E não vejo a hora. “É um set de filmagens pronto” sempre disse o escritor e ator lajeadense Ismael Caneppele: “Tu precisa conhecer. Vai amar.”

Então, leio a notícia de tombamento da cidadezinha. Notícia esperada na maior ansiedade há 25 anos pelos seus moradores.

Assim como Ouro Preto em Minas ou Olinda em Pernambuco, e a gaúcha Antonio Prado, também Santa Tereza vai receber investimentos do governo federal para recuperar e continuar preservando o casario que contam história pra mais de 90 anos. Com isso o Turismo deve abraçar fortemente a cidade atraindo arquitetos e historiadores de várias regiões. E turistas apaixonados, claro.

Lembrei da bucólica Tamanduá, em Marques de Souza, que já serviu de cenário para o Cinema. Aliás, a primeira vez que ouvi falar em Santa Tereza foi assistindo ao filme “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado, no Unicshopping. Com Ismael, que acabou conhecendo antes que eu.

O núcleo histórico de Santa Tereza abrange 25 prédios inclusive uma escola, de 1898. E aí mais uma vez pensei em Lajeado. Para o futuro, a idéia de desenvolvimento significa implodir uma escola antiga no centro da cidade dando lugar a mais lojas comerciais. E ninguém se opõe. Sim, lucro imediato...

* Na íntegra, no A Hora de hoje.

Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Interessante esse post, pois faz pouco mais de um ano que pela vez primeira ouvi falar nesta cidade denominada Santa Tereza. Soube que se localizada na região serrana, perto de Bento Gonçalves e exatamente por ser pequena interessei-me. Passados alguns meses li nos jornais que a mesma fora tomada pelas águas. A partir de então meu interesse diminuiu. Ocorre quando nossos filhos eram pequenos fomos viver em São Sebastião do Rio da Mata, próxima da Unisinos onde fora estudar. De lá sai bem depressa depois que o Rio da Mata mostrou seu mau humor por algumas vezes. Mesmo assim Santa Tereza deve ser um lugar ideal para pessoas já rodadas com eu viverem onde presumo exista segurança e respeito. Presumo, pois neste estado estas coisas praticamente já sumiram.