sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EMAIL QUESTIONADOR...


@ “Temos ouvido muitas críticas sobre a má qualidade de muitos serviços prestados a escolas de Lajeado, como as obras. São serviços mal executados, sem bom acabamento, mais a lentidão dos trabalhos. Tudo isso tem desgostado o contribuinte que cobram do poder publico uma maior fiscalização. Mas de quem é a responsabilidade porque afinal são recursos do povo que são utilizados. A Câmara de Vereadores não tem poder fiscalizador? E o Conselho Municipal de Educação? E na prefeitura que são os responsáveis? E a casa na Borges de Medeiros? Quando é que vai ser inaugurada?”
Autoria preservada

À propósito:
“Acelerada reforma de prédio  histórico de Lajeado...”
Observem a data da notícia: 1/10/2010

* Gente... Que lenga... E a casa fechada, novamente? O que ta emperrando isso? Também gostaria de saber: “Mas de quem é a responsabilidade porque afinal são recursos do povo que são utilizados.”

3 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Pois Laura a principal função do Legislativo é exatamente a de fiscalizar o Executivo. Eles nem mesmo podem propor PL que impliquem em despesas. Dinheiro é prerrogativa do Executivo. O que me parece está faltando aí é a participação dos que passam procuração a esses vereadores. Ano passado assisti uma sessão do legislativo aí. Não gostei do que vi. Seria igualmente interessante que os preciosos vereadores realizassem essas sessões à noite vez que assim poderia haver maior presença de cidadãos. Se a cidadania não os marcar de cima tal como no futebol ou basquete aí mesmo que eles nada fazem. Só agem sob pressão. Quem sabe o teu blog da início a uma campanha para que as sessões do legislativo sejam realizadas à noite.

Rejane Ewald disse...

De fato, existem reclamações.Primeiro, quanto à qualidade dos trabalhos. Segundo, quanto à morosidade.

Se, por um lado, algumas prestadoras de serviços são competentes no que fazem, infelizmente persiste, em outras, a velha concepção de que "para o poder público, qualquer serviço serve." Contra isto, estamos batalhando muito.

A fiscalização na Prefeitura é de responsabilidade da Secretaria de Obras, mas cresce uma consciência de que cada diretor,funcionário e professor pode se transformar em "pequeno fiscal" ajudando a proteger o que é do povo. E, neste sentido, justifica-se a reclamação referida no blog.

A obra da Borges está pronta, mas não foi entregue pela empresa porque executa, ainda, alguns detalhes.

Há, no entanto, outras pendências:elevador, rede lógica, mobiliário fixo,e outras. Cada pendência passa por um processo diferenciado que envolve, primeiro, um projeto(executado em geral pela SEPLAN, muitos dos quais só podem ser feitos depois da obra pronta)e posterior encaminhamento ao Setor de Compras, que , por sua vez, também tem etapas a cumprir, o que demanda tempos diferenciados.

Para finalizar, a morosidade se justifica nesta obra porque nela ocorreu um processo de restauração em uma área; demolição e reconstruçao em outra, além da construção de um anexo totalmente novo.E obras com estas características são muito complexas. Em geral, é melhor construir uma obra toda nova do que executar uma obra que requer demolições e reformas.

Atenciosamente, Rejane Ewald - Secretária de Educação de Lajeado.

Anônimo disse...

Tá demorado, mesmo, mas reformar é mexer no provável e achar o improvável. Com certeza o trabalho de restauração não é nada fácil, mas um dia fica pronto.