quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ALERTA DO CACIQUE RAONI


Talvez, as televisões, e a imprensa em geral, mais preocupadas com o carnaval no país não deram o devido destaque. 

Mas o  cacique Raoni, conhecido mundialmente por sua luta na defesa da selva amazônica, alertou no dia 12 de fevereiro, para a situação no território onde fica sua reserva indígena  e afirmou que existe uma séria ameaça ao seu povo que pode terminar em banho de sangue.

O apelo foi divulgado em um comunicado da Associação Planeta Amazônia, dedicada à defesa do meio ambiente e das populações indígenas.

Segundo a ONG, estão acontecendo "incidentes graves nos territórios ancestrais de kauapo (no Estado amazônico de Mato Grosso),  ocupados ilegalmente por colonos armados e apoiados por policiais corruptos".
 Um indígena foi agredido nestes dias pelos colonos, que ainda incendiaram a caminhonete da vítima e, segundo o texto, "os guerreiros de Raoni estão se reagrupando às centenas para perseguir os invasores".

"Esta batalha pode ser sangrenta e ninguém faz nada. Tememos pela vida de Raoni e de sua família", destacou o Planeta Amazônia, que fez "um apelo ao governo brasileiro para tomar medidas" e fazer uma demarcação efetiva da reserva indígena de 180 mil km² no rio Xingu.

O cacique octogenário é um feroz opositor à construção da hidroelétrica de Belo Monte, no Amazonas.

Fonte: Ag. France Press

2 comentários:

Anônimo disse...

Só 180 mil km²? Lembram de quando Lajeado tinha como território os atuais municípios de Santa Clara, Forquetinha, Canudos, Marques de Souza, Progresso, Sério e Boqueirão a área total era de 1.030 km². Para comparar o estado do RS tem 280.000 km² de área total. Parece-me que há outros interesses (estrangeiros) atrás do 'alerta' do cacique popstar.

mauro

Anônimo disse...

"Um indígena foi agredido nestes dias pelos colonos, que ainda incendiaram a caminhonete da vítima " WHAT?!?! tudo bem que indio pode ter carro e etc, mas não dá mais pra sustentar aquela imagem romantica retatada pelas fotos!