Talvez, as televisões, e a imprensa em geral, mais preocupadas com o carnaval no país não deram o devido destaque.
Mas o cacique Raoni, conhecido mundialmente por sua luta na defesa da selva amazônica, alertou no dia 12 de fevereiro, para a situação no território onde fica sua reserva indígena e afirmou que existe uma séria ameaça ao seu povo que pode terminar em banho de sangue.
O apelo foi divulgado em um comunicado da Associação Planeta Amazônia, dedicada à defesa do meio ambiente e das populações indígenas.
Segundo a ONG, estão acontecendo "incidentes graves nos territórios ancestrais de kauapo (no Estado amazônico de Mato Grosso), ocupados ilegalmente por colonos armados e apoiados por policiais corruptos".
"Esta batalha pode ser sangrenta e ninguém faz nada. Tememos pela vida de Raoni e de sua família", destacou o Planeta Amazônia, que fez "um apelo ao governo brasileiro para tomar medidas" e fazer uma demarcação efetiva da reserva indígena de 180 mil km² no rio Xingu.
O cacique octogenário é um feroz opositor à construção da hidroelétrica de Belo Monte, no Amazonas.
Fonte: Ag. France Press
2 comentários:
Só 180 mil km²? Lembram de quando Lajeado tinha como território os atuais municípios de Santa Clara, Forquetinha, Canudos, Marques de Souza, Progresso, Sério e Boqueirão a área total era de 1.030 km². Para comparar o estado do RS tem 280.000 km² de área total. Parece-me que há outros interesses (estrangeiros) atrás do 'alerta' do cacique popstar.
mauro
"Um indígena foi agredido nestes dias pelos colonos, que ainda incendiaram a caminhonete da vítima " WHAT?!?! tudo bem que indio pode ter carro e etc, mas não dá mais pra sustentar aquela imagem romantica retatada pelas fotos!
Postar um comentário