quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

EMAIL CONTESTADOR: SAMU DE LAJEADO


Photo by Fritz Follmer

@  “Na noite de sábado dia 18.02.2012, por volta das 20h50, íamos, meu namorado e eu, jantar, quando ao passar pelo SENAI no São Cristóvão, uma cena nos chamou atenção.

Um carro mal estacionado num local proibido, um casal de jovens "acudindo" um senhor deitado no chão em frente a parada de ônibus do SENAI, com uma senhora. 
A moça fazia sinal para que alguém parasse para ajudá-los. Paramos. A moça nos  disse que a senhora estava fazendo sinal para quem passava, pois o senhor estava passando mal, que ele tinha pressão alta e ao pararem ele desmaiou...

Ligamos então para o SAMU. 
photo de arquivo Juan Barbosa
Na primeira tentativa a ligação caiu direto naquelas musiquinhas chatas de 0800... 
Já achei bem estranho, num atendimento de emergência tu ligar e ser atendido por música? 
Aguardei alguns segundos.
Ao ser atendida comecei a explicar a situação e... caiu a ligação!
Com o decorrer da história já penso que a ligação não caiu e sim desligaram na minha cara.

Certo, paciência, liguei novamente, novamente me atende aquela musiquinha... aguardei alguns segundos e outra pessoa atendeu...
Explico a situação, ela me diz que a primeira ligação não foi registrada e me pede endereço do local. Sei a rua, no caso avenida, mas não sei o número... 

Ela PRECISA de um número... e eu não tinha este número, ninguém ali na situação em que estávamos  conseguiu achar o tal número... Ok. 

Em seguida ela pede a idade e nome de quem está passando mal... 
expliquei mais uma vez a situação... Mas ela precisava de uma idade aproximada... passei a idade aproximada... 

Depois de todas estas informações, disse que me passaria com a Doutora de plantão, para ver a necessidade do socorro.

Se a pessoa está morrendo nem pense em ligar para o SAMU, pois entre 
o atendimento ao telefone e a chegada da ambulância, a pessoa já morreu. 

Não tiro a razão de eles fazerem todos estes questionamentos, em função de receberem muitos trotes, mas se é uma emergência que tratem como emergência.

Esperei uns minutos, e pela demora no atendimento, o outro casal já estava agilizando um taxista conhecido do senhor para o levarem para o hospital. Nosso medo era que a situação piorasse e não  teríamos mais o que fazer. 

O senhor já estava dentro do táxi indo para o hospital e a tal Doutora ainda não havia me atendido!!! Conta aí: para chamarem o táxi, para o taxista vir, o senhor embarcar no táxi no mínimo uns 10 min! 

O casal se despediu e eu continuei no celular por mais alguns minutos, só para falar pra tal doutora que devido a agilidade no atendimento, o senhor já havia sido levado de táxi ao hospital.

quando ia continuar meu discurso a Doutora desligou na minha cara! Liguei novamente porém não me passaram o nome da tão  educada e atenciosa Doutora de plantão!  Passaram um número de reclamações que é para onde irei ligar para registrar a reclamação do ocorrido.

Falta de respeito, falta de treinamento para atender alguém que está numa situação de emergência.

A pessoa que liga para o SAMU não vai estar feliz da vida e calmíssima... Ela está numa situação de emergência e precisa de alguém profissional que a atenda com atenção e que a instrua da melhor maneira  possível... 
Infelizmente o que acontece é o oposto.” Autoria preservada


3 comentários:

jairo disse...

A autoria foi preservada.
Entendo que, deveria counicar este ocorrido a uma aturoidade policial (policia civil), informando o nome da atendente, o horário, etc.
Quando inquerito forem instarados por omissão de socorro, ou outros enquadramentos, com certeza, o atendimento irá melhorar. Enquanto isso, fica na revolta apenas de quem vinvenciou ou leu este comentário.

Maica disse...

Já passei pela mesma situação e irritada, acabei desistindo do contato. Meu nível de stress tava super alterado na ocasião, já que tinha atropelado uma ciclista que cortou minha frente...minha sorte foi que, uma amiga que trabalha no posto de saúde do município tava passando de carro em direção ao almoço e parou para ajudar, acionando imediatamente a ambulância do município, que chegou em poucos minutos...
É um descaso mesmo. Se a situação é grave, a criatura morre!
Quem sabe não pagamos impostos o suficiente e merecemos passar por isso...é, vai ver...

Anônimo disse...

Fiz uma rápida procura após ler esse comentário e não encontrei nenhum elogiu a vidas salvas pelo Samu, nenhum relato dizendo parabens pelas MILHARES de vidas que são salvas pelos bravos trabalhadores que tem uma burocracia no atendimento, sim, mas é um MODELO FRANCES que deu certo e dá nesse país, porque nós, brasileiros não podemos copiar? Acredito que nem esse meu comentário será postado