terça-feira, 13 de março de 2012

BARBERA LAJEADO VIA ITALIA


Adoro uma boa história de família...
Em Lajeado abriu o Café Barbera – tradição italiana desde 1870, leio na fachada.
Fui pesquisar.
Sim... O  dna do café é italianíssimo, de Messina, região da Sicília dos Corleone, você sabe, não é?
Nasceu nas torrefadeiras de Domenico Barbera, em 1870 e seu aroma invadia as ruas da cidadezinha mediterrânea, conquistando os mafiosos e os não mafiosos – esse detalhe é fantasia minha. Foi a primeira torrefação ao sul da Itália.

O nono Domenico viveu pouco. Morreu sem completar 70 anos, de doença não sabida. Depois, um terremoto em 1903 levaria seu filho.
2ª  GERAÇÃO
Mas a família não desistiu. E os negócios prosperariam com o segundo filho, Antonio. Sozinho, continuou a desenvolver a empresa transformando-a em verdadeira indústria. E mesmo no período entre as duas guerras mundiais – foi considerado o café  mais bebido ao sul da Itália. Vieram os bombardeios, a destruição, e Antonio não abandonou os sonhos da família. Com vontade de ferro reconstruiu sua empresa.

3ª GERAÇÃO
Em 1947, Antonio com seu filho Letterio, abriria uma nova fábrica, em Nápole. E a sua cafeteria  ganharia status de café e literatura por atrair os aficionados pelo aroma e por modus vivendi culturais.

Em 1951, o neto de Domenico,  desenvolve o ramo de Milão, e amplia a  distribuição por uma rede de revendedores em toda a Itália, e assim o famoso Café Barbera  passa a ser desfrutado por toda parte.
4ª GERAÇÃO
Em 1953 surge uma nova era: de pesquisas e desenvolvimento, de  controle da qualidade  dos grãos, para melhorar os processos e desenvolver novos produtos. É criado um laboratório químico junto a fábrica. Foi o primeiro laboratório de café na Itália desenvolvido por Carmelo, com mestrado em Engenharia Química, pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

5ª GERAÇÃO
Em 1999, Barbera adquiriu a marca Tris Caffè para ganhar uma fatia maior do mercado nacional. 
Em 2003 lançou um novo desafio: abriu o primeiro Café Barbera em Dubai. 

O Café Barbera é uma sociedade anônima desde 1978, distribui seus produtos em toda a Itália, bem como para 35 países com mais de 5 continentes, através de franquias.
Em 2012, o Café Barbera chega a Lajeado pelas mãos de Evandro Hauschild, 21, de Cruzeiro do Sul.

Ano passado Evandro passou uma temporada na Itália, onde mora sua irmã, casada com o atual proprietário da empresa, Enrico Barbera. Daí para uma franquia no Vale do Taquari, um passo na av. Benjamim Constant, 627, esquina com a João Batista de Mello. 

 Estão lá os cappuccinos e expressos italianos e os café milanos degustados igualmente como em todas outras cafeterias Barbera do mundo.
Ainda tem sanduíches, salgados, saladinhas, doces – daqui mesmo.

Clean, tranqüilo, climatizado,  trilha sonora bacana, jornais e o cheirinho do café no ar.
 Horário: 7h30m às 22h
sem fechar ao meio-dia.

Tel 3729 6272  ou brazil@barberafranchise.com

Barbera: um pouco da Italia  nesta terra de alemão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Os cafés sao incríveis, mas o que servem (doces etc) nao!

Sandro disse...

Acho muito legal quando abre algo novo em Lajeado, o problema que geralmente abre em um lugar de um antigo, mudam a decoração , o nome e outras coisas, mas fica o ponto, que é sempre o mesmo..Não sei se é o caso desse.
Mas o que vi a longo de anos é isso, muda o nome , mas é sempre a mesma coisa.
Pelo crescimento da cidade , deveria proporcionalmente crescer as áreas de lazer, de esporte, bares , cafés , mas não acontece, continuam os mesmos lugares, nada de novo quase... Só cresce as construções e desmatamentos. E a galera ae fica indo sempre aos mesmos lugares ,
“ bater o ponto “ como dizem...

JSX Distribuidora disse...

No quesito lanches, o Café Barbera de Lajeado conta com o que há de melhor no seguimento, por trás desta variedade está a PanFácil Alimentos empresa pioneira no mercado nacional de Pães e Lanches congelados! Para conhecer mais sobre a empresa www.panfacil.com.br
Fica a dica, a PanFácil já chegou a Lajeado!

Lisa disse...

Estive várias vezes no Café Barbera e, ao contrário do que dizem os comentários acima, encontrei um ambiente diferente, requintado, estilo dos Cafés europeus de bom gosto, atendimento gentil e atencioso, um lugar muito diferente em todos os sentidos dos "pontos" de Lajeado. O café é importado diretamente da Itália e também feito exatamente no estilo italiano e o menu tem sanduíches diferentes, muito gostosos...pra sair da rotina pouco criativa cachorrão-xis...além disso, o Apfelstrudel é maravilhoso! Acompanhado de um Cappuccino então...
Acho muito legal ter um lugar assim "internacional" na cidade e para aqueles que só criticam sem saber aí vai a minha sugestão: experimentem as coisas, façam experiências antes de achar tudo ruim e feio...olhem ao redor e comparem situações...podemos descobrir tantas coisas boas e bonitas se somente estivermos abertos à elas...