“Mil Folhas, sempre escrito com iniciais maiúsculas, pois sua confecção tem a complexidade e o mistério de uma arte suprema, está em extinção. O Mil Folhas tem tudo a ver com o drama dos ursos polares, ameaçados de extinção pelo derretimento da calota polar: em relação ao Mil Folhas também vemos se derretendo as exigências inflexíveis dos apetites acurados.
A descoberta foi numa viagem amável a Lajeado, para cozinhar e conversar com um público carinhoso e atento.
Gilmar Leipnitz, conhecido em Lajeado como “Folhinha”, e seu filho Marcos.
Folhinha é uma legenda da doçaria lajeadense: primeiro foi seu pai, depois ele mesmo, completando uma tradição de 50 anos fazendo doces e folheados fabulosos em geral e Mil Folhas insuperáveis em particular.
Ainda quentes, pois há pouco saídos do forno, tinham realmente mil folhas: as lâminas de massa folheada (elaborada é claro pelo próprio Gilmar) não excediam a espessura de uma folha de papel de seda. “O glacê da cobertura tinha a cor de mármore, a consistência de musgo umedecido e o sabor de um delírio proibido”.”
J.A. PINHEIRO MACHADO/ FOTOS DE CAROLINA LEIPNITZ
4 comentários:
Qual o endereço para comprar este Mil Folhas?
Endereço: Rua Julio May 339 fundos. Entrada pela garagem onde tem uma portinha... Aí passa outra portinha, sempre em direção aos fundos.
Se querem em mais quantidade é preciso encomendar antes (nem sempre tem na hora). Eu vou bem cedinho tipo sete e meia e compro os meus!
Contato: 3714-4205 ou Carol
carolinaleipnitz@gmail.com
Cruzes, tô salivando...
TI PARA, GURIA!!.fica ai fissurando e tormentando os ausentes.(Sera que ele exporta?Overnite???)
POde comprar na fruteira Delazeri, na Benjamin Constant, esquina com a escola ENSINO...O FRITZ também vende...
Postar um comentário