terça-feira, 1 de maio de 2012

"CPI DA VEJA"


“Principais grupos de comunicação fecham pacto de não agressão e transmitem ao planalto a mensagem de que pretendem retaliar o governo se houver qualquer convocação de jornalistas ou de empresários do setor.

Surgem, aos poucos, novas informações sobre o engavetamento da chamada “CPI da Veja” ou “CPI da mídia”.

 João Roberto Marinho, da Globo, fez chegar ao Palácio do Planalto a mensagem de que o governo seria retaliado se fossem convocados jornalistas ou empresários de comunicação. 

Há exatamente uma semana, o executivo Fábio Barbosa, presidente do grupo Abril e ex-presidente da Febraban, foi a Brasília com uma missão: impedir a convocação do chefe Roberto Civita pela CPI sobre as atividades de Carlos Cachoeira. Jeitoso e muito querido em Brasília, Barbosa foi bem-sucedido, até agora. 

Dos mais de 170 requerimentos já apresentados, não constam o nome de Civita nem do jornalista Policarpo Júnior, ponto de ligação entre a revista Veja e o contraventor Carlos Cachoeira. O silêncio do PT em relação ao tema também impressiona.
“O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) (ex-ministro das Comunicações)  vai argumentar na CPI, com base no artigo 207 do Código de Processo Penal, que é vedado o depoimento de testemunha que por ofício tenha de manter sigilo, como jornalistas. O PT tenta levar parte da mídia para o foco da investigação”.

O argumento de Miro Teixeira é o de que jornalistas não poderão ser forçados a quebrar o sigilo da fonte, uma garantia constitucional.

Ocorre que este sigilo já foi quebrado pelas investigações da Polícia Federal, que revelaram mais de 200 ligações entre Policarpo Júnior e Carlos Cachoeira.
Além disso, vários países discutem se o sigilo da fonte pode ser usado como biombo para a proteção de crimes, como a realização de grampos ilegais.

4 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Falando nos poderosos senhores dos meios de comunicação me faz lembrar o Coronel Chávez, Presidente da Venezuela. Ele não me é simpático, pois o considero um verdadeiro palhaço. Gosta de estar nos meios de comunicação a qualquer custo. Tem as maiores e de melhor qualidade reservas de petróleo do mundo. Fala grosso com os “gringos”. De forma provocativa mandou distribuir gasolina de graça aos pobres norte americanos. Washington o tolera. Sabe ele que não pode contar o suprimento de petróleo aos gringos. Pois por certo farão com ele o mesmo que fizeram com o ditador do Panamá. Seu povo passa grandes privações. Energia é algo raro e caro por lá embora dispondo de óleo em profusão. Já faz algum tempo foi deposto por um golpe que o tirou do governo por cerca de dois dias. A reação popular fez com que os golpistas recusassem e o recolocassem no poder. Naquele momento ele não cassou a concessão de canais de TV que um dos golpistas e inimigo de seu governo mantinha. Foi democrático, mas quando vencida a concessão não foi a mesma renovada. Sofreu muitas críticas por isto. Penso esteja ele coberto de razão, pois canais de rádio e TV são concessões públicas e como tal podem ou não ser renovados quando do vencimento. Aqui esses senhores precisam ser colocados no devido lugar e muitas dessas concessões não serem renovadas quando do vencimento. Somos a única nação do mundo que admite que alguns sejam senhores absolutos de redes nacionais de televisão, redes que cobrem o país de norte a sul e de leste a oeste. Isso precisa mudar e para ontem, pois democracia não casa com tal conduta. Os meios de comunicação devem ser democratizados. Lembro que tal se acentuou quando da ditadura em que foram dados canais de TV ao camelô Senor Abravanel e o então gráfico e depois DOUTOR Roberto Marinho, pois nesse país o sujeito que enriquece vira doutor. Essa é uma verdade que eles fazem questão de encobrir e isto não pode continuar. Espero que essa CPMI venha a desnudar completamente essa situação a fim de que o restante do nosso país fique sabendo dos absurdos que eles cometem, pois hoje são um estado dentro do Estado e um estado que conspira contra o Estado Nacional.

Anônimo disse...

VEJA...os petista pira.

Anônimo disse...

Rede Globo: a gente vive sem você!

serjao disse...

Perai..Deixa eu ve se entendi direito: A Imprensa ameacando o governo???Serio mesmo? Vai virar circo , pois ate palhaco la dentro ja tem!