segunda-feira, 22 de abril de 2013

MELANOPHRYNISCUS ADMIRABILIS

photo by Caco Konzen

Um sapinho de 3,5 centímetros, descoberto há nove anos por pesquisadores da Univates, morando às margens do Rio Forqueta, no Perau de Janeiro, a 19 quilômetros do centro de Arvorezinha, está atrapalhando as obras da Cooperativa Energia Desenvolvimento Rural de Fontoura Xavier, que tenta instalar uma pequena central hidrelétrica no local.


O sapo-de-barriga-vermelha, espécie endêmica, que não existe em nenhum outro lugar do mundo, é uma espécie pequena e muito sensível. “Qualquer alteração na água, na floresta e no ambiente pode levar à extinção” –diz o professor do curso de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Márcio Borges Martins.

A Zero Hora, em seu editorial, pensa que uma usina não pode parar por causa de um sapinho. Os leitores se manifestaramcontra e ZH publicou.


2 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Interessante a observação de um dos leitores de ZH sobre o que ocorre em Tramandaí. Parece que ele desconhece que o mesmo ocorre em sua Capão da Canoa. Em 2000 quando decidimos viver no litoral Capão limitava prédios a quatro pavimentos. Logo depois foram para doze e hoje se ouve falar que irão para 20 ou 30. E isto é fácil, pois os detentores de cargos eletivos tem bolsos muito sensíveis.
Outro sapo entravou por alguns anos o túnel na BR-101 que diminuiu em 12 quilômetros a distância entre Osório e Torres.
Ora são sapinhos e ora são outras as razões que buscam retardar a produção de energia limpa. Adotemos logo a energia nuclear e por certo nenhum desses cidadãos que não nos podem garantir a vida eterna de sapinhos irá protestar.
Entendo importante sim a preocupação com assuntos ambientais, mas energia gera empregos e leva alimento à mesa dos mais necessitados. Isto é incontestável. O ideal deve ser conciliar os interesses diversos ou não?
O busilis da questão está em como alcançar tal.

Manezinho disse...

Já tinha feito minhas as palavras aí do cidadão. Não é o sapo que ameaça algo. Ele é que é ameaçado !